Estados Unidos Manchete

Democratas confirmam candidatura de Hillary à presidência dos EUA

Bernie Sanders cedeu seus delegados e pediu nomeação por aclamação

Hillary é a candidata do Partido Democrata
Hillary é a candidata do Partido Democrata

Hillary Clinton é a primeira mulher a se tornar oficialmente candidata do Partido Democrata à presidência dos EUA. A decisão foi anunciada na terça (26), após os delegados do partido votarem na convenção nacional na Filadélfia, Pensilvânia.

A votação teve início às no final da tarde e aconteceu por estado, em ordem alfabética, com um representante anunciando os votos de cada um deles.

A decisão aconteceu cerca de 1 hora e 20 minutos depois, quando o estado de Dakota do Sul apresentou 10 votos para Bernie Sanders e 15 para Hillary que a essa altura precisava de apenas dois para atingir a maioria.

Os delegados aplaudiram com entusiasmo tanto os votos para Hillary, a quem muitos chamaram de “a próxima presidente dos EUA”, quanto aqueles destinados a Bernie Sanders. Ao anunciar os votos decisivos, a representante de Dakota do Sul ressaltou que se referia à “primeira que será chamada de Madame Presidente”.

O estado de Vermont, pelo qual Sanders é senador, pediu para passar sua vez e votar por último. Após a apresentação dos números, o próprio Sanders assumiu o microfone, ovacionado, e pediu que as regras da convenção fossem suspensas e que Hillary fosse nomeada por aclamação. Após consultar o público presente, a presidente da convenção oficializou o resultado.

No total, Hillary tinha conquistado 2.842 votos, contra 1.865 de Sanders.

Hillary Clinton irá aceitar oficialmente a nomeação em um discurso na quinta (28), dia do encerramento da convenção.

Na eleição de 8 de novembro Hillary irá concorrer ao lado do vice, o senador e ex-governador de Virginia Tim Kaine, contra a chapa republicana de Donald Trump e seu vice, o governador de Indiana Mike Pence.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo