Manchete Notícias

Departamento de Homeland Security alerta para golpe contra imigrantes por telefone

Golpistas ‘descobrem’ quem está com processo em aberto e tentam extorquir dinheiro; veja mensagem de texto enviada por eles

Oficiais da USCIS nunca irão solicitar pagamentos por e-mail ou telefone
Oficiais da USCIS nunca irão solicitar pagamentos por e-mail ou telefone

Os golpistas não se cansam de inovar para extorquir dinheiro de imigrantes e contribuintes nos Estados Unidos. Todos os anos, o Departamento de Homeland Security (DHS) e o Internal Revenue Service (IRS) chamam a atenção para as dezenas de golpes aplicados por telefone, carta, e-mail ou celular.

Em conversa com a redação do AcheiUSA, a brasileira Maria Cândida* está com processo aberto na imigração e recebeu um telefonema com a ameaça (veja abaixo). Na mensagem eles dizem que ela vai ser presa por policiais locais se não entrar em contato em 24 horas com o número fornecido por eles. “Notificação referente ao preenchimento de taxas que vai expirar nas próximas 24 horas e, caso expire, você vai ser levado preso por policiais locais, já que existem quatro alegações sérias em seu nome neste momento. Solicitamos que você ligue para nós para que possamos discutir sobre o assunto antes de tomar qualquer iniciativa legal contra você. O número para atendimento é o 209-297-2823. Repetindo 209-297-2823. Obrigado”, mensagem enviada a Maria Cândida, que não respondeu a ligação já imaginando que se tratava de um golpe.

“Na hora que eu vi mostrei para o meu marido que tentou ligar, eles não responderam e logo vimos que era golpe, temos que tomar muito cuidado”, disse.

Os marginais estão alterando a identificação de origem da chamada. Desta forma, as vítimas pensam que a ligação é oriunda de uma linha direta do DHS, a 1-800-323-8603.

“Eles (criminosos) exigem obter ou verificar as informações pessoais de suas vítimas através de várias táticas, incluindo dizendo que elas foram vítimas de roubo e por isso precisam checar os dados”, informou o escritório do DHS. “Muitos dos golpistas possuem sotaque, o que leva a crer que não são nativos dos Estados Unidos”.

O inspetor geral disse que o DHS nunca usa sua linha direta para fazer chamadas. O departamento usa apenas o número para receber informações do público. Ele disse que as pessoas não devem responder as chamadas do 1-800-323-8603, e se o fizerem, não devem divulgar suas informações pessoais.

Erin Quinn, advogada do Centro de Recursos Legais para Imigrantes, disse que o número de ocorrências é grande, mas os imigrantes indocumentados têm medo de denunciar. Ela observou que os imigrantes muitas vezes têm medo de aparecer para relatar golpes por telefone, por medo de serem enquadrados por agentes de imigração, em meio a tantas ações do Immigration and Customs Enforcement (ICE).

Quinn disse que já ouviu falar de vários casos em que os números de telefone dos escritórios locais do ICE foram fraudulentamente copiados e usados para aplicar golpes em vítimas imigrantes.

Veja a mensagem de texto na íntegra:

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo