Local

Deputado da Flórida debocha da aparência de mulheres pró direito ao aborto: ‘parecem um dedo polegar’

“Elas têm 5,2 de altura, pesam 350 quilos e ficam tipo, 'me dê meu aborto ou vou levantar e marchar’, e eu pensei: Ninguém quer engravidar você se você parece um dedo polegar”, disse o parlamentar

Matt Gaetz, à esquerda, e a ativista Olivia Julianna, à direita (foto:NBC)
Matt Gaetz, à esquerda, e a ativista Olivia Julianna, à direita (foto:NBC)

deputado Matt Gaetz, do Partido Republicano da Flórida, reafirmou na quarta-feira (27), os comentários polêmicos feitos durante um encontro de jovens conservadores no último domingo sobre mulheres favoráveis ao direito de abortar no país. 

“Por que mulheres com menor probabilidade de engravidar são as mais preocupadas em abortar?” disse Gaetz na ocasião. “Ninguém quer engravidar você se você parece um dedo polegar”. Ele continuou: “Elas têm 5,2 de altura, pesam 350 quilos e ficam tipo, ‘me dê meu aborto ou eu vou me levantar e marchar’, e eu pensei (…) elas precisam se levantar e marchar uma hora por dia, balançar os braços, fazer o sangue bombear, e comer salada”, ironizou.

Três dias depois, e após uma avalanche de críticas, uma repórter do WER-TV questionou Gaetz se ele mantinha a ideia sobre as mulheres do movimento pró-escolha. “O que você diz para as pessoas que acham que esses comentários são ofensivos?”, perguntou a jornalista. “Fiquem ofendidos!”, respondeu o deputado.

A ativista Olivia Julianna, da organização Geração Z for Change, entrou na polêmica e postou uma declaração em resposta ao parlamentar. “Minha altura na verdade é 5’11, 6’4 de salto alto. Eu os uso [saltos] para lembrar a homens pequenos como você qual o seu lugar”. Gaetz não se conteve e compartilhou uma foto da jovem com os dizeres: “aumentando a caspa dos seus oponentes”. 

Em meio à troca de farpas, a jovem pediu a seus quase 19 mil seguidores que doassem recursos para os fundos de defesa do direito ao aborto. Na manhã de sexta-feira, o total arrecadado superava um milhão de dólares.

Matt Gaetz é investigado pelo U.S. Department Of Justice por manter relações sexuais com uma garota de 17 anos. As autoridades alegam que ele teria pagado para a menor de idade acompanha-lo em uma viagem a New York em 2021, em troca de favores sexuais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo