Comunidade

Deputado federal Luís Miranda é acusado por pelo menos 25 pessoas de aplicar golpes milionários

Segundo as vítimas em entrevista ao Fantástico da TV Globo, Miranda aplicava golpes no Brasil e nos EUA; deputado acusa Globo de ‘fake news’

Deputado federal Luís Miranda (Reprodução Fantástico - TV Globo)
Deputado federal Luís Miranda (Reprodução Fantástico – TV Globo)

O deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) é um velho conhecido dos brasileiros que vivem no Sul da Flórida e agora ganhou as manchetes de todo o Brasil depois que uma reportagem de 17 minutos foi divulgada na noite de domingo (8) no Fantástico, da TV Globo, sobre suas atividades entre o Brasil e os Estados Unidos.  A estimativa é de que a dívida do deputado chegue a quase R$ 9 milhões.

Miranda é acusado por pelo menos 25 vítimas – 11 delas foram entrevistadas – de ter aplicado golpes prometendo ‘mundos e fundos’ a essas pessoas. Em seus vídeos, Luís Miranda ‘vendia’ uma vida de luxo e ostentação em um canal no Youtube, que conquistou milhões de seguidores.

O deputado ganhou dinheiro vendendo cursos de como investir nos Estados Unidos e, depois do sucesso, passou a conquistar investidores que queriam ver o dinheiro render na Terra do Tio Sam. Mas além de não verem o dinheiro render, esses investidores afirmam que pediram o investimento de volta, mas não tiveram o pedido atendido. “Não tenho esperança nenhuma de receber meu dinheiro de volta”, disse uma das vítimas ao Fantástico.

O brasileiro Francisco Martins, que trabalhou com Luis Miranda por dois anos, disse que, no primeiro trimestre de 2018, o fundo de investimentos não deu o lucro esperado, mas Miranda mentiu, apresentando dados falsos, de que o ganho líquido por mês tinha sido de 6%.

“Na verdade, essa planilha foi criada com os números reais. Depois, ele mudou. Ele alterou”, disse Martins. Segundo o ex-funcionário, o resultado da mentira foi imediato.

“Teve muitas pessoas que venderam casas, carros. Pegaram dinheiro com familiares, juntaram dinheiro. Pai, mãe, tio… Juntavam dinheiro para mandar para esse investimento.”

O ex-funcionário, que tinha acesso a toda a contabilidade, disse que Luis Miranda tinha pelo menos 280 investidores. Quantas pessoas conseguiram resgatar o dinheiro? “Eu acho que um pouco mais de 10 pessoas. Não mais que isso.”

Um brasileiro que mora nos Estados Unidos investiu $30 mil e não recebeu nenhum retorno. Outro, que mora no Brasil, investiu $50 mil e convenceu um parente a usar o mesmo valor.

“Raspei a poupança e coloquei tudo na mão dele. Me separei, perdi família. Tive que tirar meus filhos da escola.”

O empresário Sandro Silveira Antonalia contou ao Fantástico que teve um prejuízo de cerca de R$ 150 mil. “Minha surpresa é que, de tudo o que ele prometeu, não aconteceu nada.”

Luís Miranda nega

“Desafio a Globo a pagar sua dívida com a sociedade! Falou mal do Presidente e o pau comeu na entrevista. Estamos cansados da hipocrisia da Globo”, postou o deputado em sua página nas redes sociais, acompanhada de um vídeo com toda a entrevista dada ao Fantástico.

O deputado negou ter aplicado golpes no Brasil e nos EUA e voltou a culpar os ataques virtuais que, segundo ele, tinham como um dos objetivos tirá-lo do mercado de cursos on-line.

“Foi minado o capital por causa desses ataques. O faturamento despencou, caiu em 90%. Infelizmente, existem pessoas mau caráter. E esse não sou eu. Estou aqui de cara aberta querendo resolver os meus problemas. E resolvendo todos da forma mais correta possível, dentro da lei”, afirmou.

Assista a reportagem neste link.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo