Comunidade

Luís Miranda não se reelege deputado federal no Brasil

Ex-parlamentar morou na Flórida antes de se assumir uma vaga na Câmara Federal em 2018, e ganhou notoriedade quando várias vítimas denunciaram os supostos golpes à imprensa

Luís Miranda foi eleito deputado federal
Luís Miranda foi eleito Deputado Federal pelo DF em 2018, e este ano tentou uma vaga por São Paulo (foto: Twitter)

O velho conhecido da comunidade brasileira nos EUA, Luís Miranda, não conseguiu se reeleger deputado federal nas eleições do último domingo, 2 de outubro. Miranda foi eleito pelo Distrito Federal em 2018, com mais de 65 mil votos. Este ano, ele tentou uma vaga na Câmara como representante do estado de São Paulo, mas conseguiu apenas 8.931 votos.

O ex-parlamentar morou na Flórida por vários anos e ganhou notoriedade após ser acusado de estimular brasileiros a investir em empresas de fachada nos EUA. Para atrair a clientela, ele mantinha um canal no YouTube onde postava vídeos ostentando uma vida luxuosa em Miami. Uma reportagem exibida pelo Fantástico em 2019, quando Miranda já estava em Brasília, revelou ao menos 25 das 250 vítimas dos supostos golpes, totalizando milhões de reais. Na ocasião, o agora ex-deputado negou as acusações.

Em 2021, durante a pandemia de covid-19, Miranda voltou às manchetes após romper com o governo Bolsonaro, do qual era aliado, e denunciar um esquema de corrupção no Ministério da Saúde envolvendo a compra da vacina Covaxin, fabricada na Índia.  Na época, ele foi endossada por Luis Ricardo Miranda, funcionário do Ministério da Saúde e irmão do então parlamentar.

Em março do mesmo ano, a Anvisa rejeitou o pedido de importação da Covaxin alegando “não ser possível confirmar a eficácia  e a segurança” do imunizante no combate ao coronavírus. Somente em junho as injeções  foram liberadas no Brasil, mas com várias restrições.

O baixo desempenho de Luís Miranda nas eleições deste ano garante a ele  apenas uma vaga de suplente do Partido Republicanos, atrás de vários outros que terão prioridade em caso de assumir um mandato nesta legislatura.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo