Imigração Manchete Notícias

Deputados discutem impeachment do Secretário de Homeland Security, Alejandro Mayorkas

Republicanos alegam que Mayorkas é responsável por crise na fronteira e querem retirá-lo do cargo

Secretário do Department of Homeland and Secuity do governo Biden, Alejandro Mayorkas (foto: wikimedia)
Secretário do Department of Homeland and Secuity do governo Biden, Alejandro Mayorkas (foto: wikimedia)

Deputados do Partido Republicano se reúnem nesta quarta-feira (10) para discutir o impeachment do Secretário de Homeland Security, Alejandro Mayorkas. Eles alegam que o secretário é responsável pela entrada de mais de 2,3 milhões de imigrantes nos Estados Unidos pela fronteira desde 2021.

Caso o impeachment se concretize, esse será o primeiro caso em quase 150 anos, quando o Secretário de Guerra, William Belknap, foi retirado do cargo em 1876. Os republicanos alegam que, sob Mayorkas, a travessia de indocumentados pela fronteira atingiu índices jamais vistos.

 “O comitê da Câmara de Deputados conduziu uma profunda investigação sobre o trabalho do secretário Mayorkas na condução de políticas da contenção de imigrantes na fronteira. Vamos deixar claro para o público a péssima atuação do secretário e sua recusa em cumprir a lei”, disse o porta-voz do comitê em comunicado.

Em resposta, os Democratas disseram que o pedido de impeachment não é embasado pela Constituição e que não passa de uma disputa política. Eles reconhecem que o atual sistema de imigração está falido e que a fronteira está sobrecarregada – em parte porque a imigração global em geral aumentou – mas também refutam veementemente o argumento de que a fronteira está “aberta” ou de que Mayorkas violou quaisquer leis.

O secretário Mayorkas respondeu às acusações. “Estão acusando o DHS de não estar cumprindo as leis. Isso não poderia estar mais longe de ser verdade. Fui procurador federal por 12 anos e não há nada que eu levo mais a sério que a responsabilidade de cumprir a lei. Os servidores do DHS estão trabalhando dia e noite para fazer isso”, disse o secretário em evento em Eagle Pass, Texas, considerado o epicentro da crise imigratória.

Segundo informações da CNN, autoridades do Border Patrol apreenderam mais de 3 mil estrangeiros por dia em mês. O número é menor que o registrado em dezembro, quando mais de 10 mil pessoas foram presas diariamente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo