Local Manchete

DeSantis assina lei que proíbe menores de 14 anos de terem contas em redes sociais

Legislação proibirá menores de 14 anos de terem contas em redes sociais no estado; crianças entre 14 e 15 anos precisarão do consentimento dos pais antes de ingressar em uma plataforma

Governador da Flórida assina projeto de lei restringindo acesso à rede social. Foto: Health News Florida

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou um projeto de lei na segunda-feira (25) que proibirá menores de 14 anos de ter contas em redes sociais no estado. Crianças entre 14 e 15 anos precisarão do consentimento dos pais antes de ingressar em uma plataforma.

O projeto de lei, HB3, também orienta as empresas de mídia social a excluir as contas existentes de menores de 14 anos. As empresas que não o fizerem poderão ser processadas em nome da criança que criar uma conta na plataforma. O menor pode receber até $10 mil por danos, de acordo com o projeto. As empresas que violarem a lei também serão responsáveis ​​por até $50 mil por violação, bem como honorários advocatícios e custas judiciais.

“Em última análise, estamos tentando ajudar os pais a navegar neste terreno muito difícil que enfrentamos agora com a criação dos filhos, e por isso agradeço o trabalho que foi feito”, disse DeSantis durante a cerimônia de assinatura do projeto de lei. DeSantis vetou anteriormente uma versão mais restritiva do projeto de lei que teria proibido contas de mídia social para crianças menores de 16 anos. Esse projeto também exigia que os residentes da Flórida apresentassem uma identidade ou outros materiais de identificação para ingressar nas redes sociais.

O HB3, que está previsto para entrar em vigor em janeiro de 2025, surge no momento em que os esforços para regular as mídias sociais continuam a aumentar nos EUA, em meio à preocupação de alguns pais de que as plataformas não fazem o suficiente para manter seus filhos seguros online.

Em dezembro, mais de 200 organizações enviaram uma carta instando o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, DN.Y., a agendar uma votação sobre a Lei de Segurança Online para Crianças, ou KOSA, que busca criar responsabilidade, ou um “dever de cuidado”, para plataformas online que recomendam conteúdos a menores que possam afetar negativamente a sua saúde mental.

Em janeiro, os legisladores interrogaram os CEOs da TikTok, X e Meta sobre a segurança infantil online. Os executivos reafirmaram o seu compromisso com a segurança infantil e apontaram as várias ferramentas que oferecem como exemplos de como são proativos na prevenção da exploração online.

O presidente da Câmara da Flórida, Paul Renner, e outros defensores da nova lei argumentam que o uso das redes sociais pode prejudicar a saúde mental das crianças e levar a que predadores sexuais se comuniquem com menores. “Nenhum de nós pode se dar ao luxo de ficar à margem quando se trata de mídia social”, disse Renner.

Vários estados que promulgaram leis semelhantes para limitar as redes sociais para adolescentes – incluindo Ohio e Arkansas – foram contestados pela NetChoice LLC, uma coligação de plataformas de redes sociais cujos membros incluem Meta, Google e X, entre outros.

A lei da Florida também deverá enfrentar desafios legais devido a alegações de que viola a Primeira Emenda. “Estamos desapontados ao ver o governador DeSantis assinar esse projeto”, disse Carl Szabo, vice-presidente e conselheiro geral da NetChoice, em um comunicado por e-mail, chamando a lei de “inconstitucional”. “Existem maneiras melhores de manter os moradores da Flórida, suas famílias e seus dados seguros e protegidos online, sem violar suas liberdades.”

DeSantis argumentou que o projeto é constitucionalmente válido. “Sempre que vejo um projeto de lei, se não o considero constitucional, eu o veto”, disse ele. Ele descreveu o projeto de lei como “uma aplicação justa da lei e da Constituição”.

*com informações da NBC News

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo