Imigração Manchete

DeSantis declara guerra a programa federal ‘ilegal e secreto’ que transporta migrantes para os EUA

De acordo com o CIS, pelo menos 326 mil migrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela chegaram ao estado da Flórida desde o início do programa CNHV

DeSantis acusa programa CNHV de facilitar imigração ilegal. Foto: The Hill

Governador da Flórida, Ron DeSantis declarou que seu estado está lutando contra um programa de voos “ilegal e secreto” do presidente Joe Biden. Segundo DeSantis, durante entrevista coletiva na quarta-feira (3), o programa federal CNHV está trazendo dezenas de milhares de migrantes ilegais em voos para estados americanos sem alertar as autoridades locais.

“Em primeiro lugar, é um programa ilegal. Eles estão trazendo pessoas de países estrangeiros que não têm o direito de estar neste país”, disse o republicano. “E vimos um caso, recentemente, alguém que Biden voou para a América e acabou em Massachusetts, agora ele está sob acusação de agressão sexual contra uma menina de 14 anos com deficiência de desenvolvimento”, observou o governador. “Isso é algo que teria sido evitado se eles tivessem apenas seguido a lei. Já faz muito tempo que estamos atrás deles, na verdade vencemos na Justiça. E esperamos que consigamos encerrar isso”, disse.

DeSantis acusa o governo Biden de não notificar as autoridades estaduais sobre a chegada de migrantes em voos do programa CNHV, que permite que até 30 mil estrangeiros indocumentados sejam libertados no país todos os meses. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos de Imigração (CIS), a grande maioria dos migrantes transportados para os EUA através do programa está desembarcando em Miami.

De acordo com o CIS, pelo menos 326 mil migrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela chegaram ao estado da Flórida desde o início do programa em janeiro de 2023. O relatório do CIS fornece informações sobre seus aeroportos de desembarque, que incluem as áreas de maior tráfico os estados da Flórida, New York, Texas e Califórnia. “Não só os estados não são alertados quando mais migrantes são transportados para lá, como a Casa Branca também torna difícil para as autoridades locais monitorizarem os migrantes de forma a rastreá-los depois que desembarcam”, afirma o relatório.

Desde o início do programa, a Flórida venceu dois processos com a decisão judicial de que o governo Biden não pode usar a autoridade de liberdade condicional desta forma. Mas o governo federal recorreu das decisões, que agora tramitam na 11ª Circunscrição.

“O governo federal está incentivando a imigração ilegal e até ajudando esses indivíduos a entrar no país”, disse o diretor de comunicações da DeSantis, Bryan Griffin, ao DailyMail.com. “Eles disfarçaram esses voos secretos como um programa legal de liberdade condicional. Mas os esforços na Flórida estão tornando nosso estado um destino indesejável para qualquer pessoa que esteja ilegalmente no país”, acrescentou.

Durante coletiva de imprensa na semana passada, DeSantis reforçou que a Flórida não é um estado-santuário para indocumentados. “Não temos cidades-santuário e tomamos medidas para que você não consiga carteira de motorista ou de identidade. Então é melhor ir para New York, Illinois ou Califórnia”, disse. Desde que assumiu o cargo, DeSantis tem defendido os esforços do estado para ampliar o E-Verify no setor privado, aumentar as penas para crimes de tráfico humano e reprimir duramente os estrangeiros ilegais.

O Departamento de Segurança Interna de Biden insiste que o seu programa CHNV não é de natureza secreta. Mas o volume e a localização dos migrantes que se beneficiam do programa não foram divulgados anteriormente e o CIS teve de apresentar um pedido FOIA para obter informações sobre o programa e fazer a sua própria análise para revelar onde os migrantes desembarcavam nos EUA.

*com informações da Fox News e Daily Mail

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo