Imigração Manchete

DeSantis quer tornar mais difícil para indocumentados trabalhar e entrar para a universidade na Flórida

O governador republicano apresentou uma série de propostas que visa impor restrições às oportunidades de carreira e educação para imigrantes indocumentados no estado

DeSantis usa logotipo de campanha de 2020 de Biden em Jacksonville. Foto: WJXT News4Jax

O governador Ron DeSantis esteve em Jacksonville na manhã de quinta-feira (23) para falar sobre o que ele chama de “crise contínua de imigrantes ilegais nos Estados Unidos”. Ele elaborou seu último plano como uma resposta direta às políticas de imigração do presidente democrata Joe Biden.

O governador republicano apresentou uma série de propostas que visa impor restrições às oportunidades de carreira e educação para imigrantes indocumentados no estado. Ele quer que os legisladores estaduais revoguem uma lei estadual que permite que imigrantes indocumentados paguem a mesma taxa de matrícula universitária que residentes legais. A lei em questão foi originalmente introduzida por sua vice-governadora, Jeanette Nuñez, quando ela era legisladora estadual representando Miami. O senador Rick Scott, antecessor de DeSantis, sancionou o projeto de lei.

As mudanças também proibiriam os centros de ensino de emitir identidades para imigrantes indocumentados e exigiriam que todos os empregadores usassem o e-verify — um sistema que verifica o status de residência de futuros trabalhadores. Não está claro como as apólices serão recebidas pelos residentes de certas partes do estado, como Miami, que tem uma população de maioria imigrante latina.

A ação bipartidária da American Business Immigration Coalition denunciou a proposta DeSantis em um comunicado na quinta-feira, dizendo que “não apenas semearia o medo generalizado entre os imigrantes do estado e seus empregadores, mas seria tão repressiva e restritiva a ponto de devastar indústrias críticas de negócios em todo o estado que dependem diariamente da mão de obra imigrante.”

DeSantis quer que legisladores redijam o projeto de lei e o envie para sua mesa antes da Florida State Legislature, que acontece de 7 de março à 5 de maio, movimento que reforça a especulação sobre sua candidatura pela disputa da Casa Branca em 2024. Uma corrida presidencial colocaria DeSantis contra o ex-presidente Donald Trump, cuja ações anti-imigração estimularam boa parte de sua base de eleitores em 2016.

No ano passado, a Patrulha da Fronteira prendeu quase 2 milhões de pessoas que estavam cruzando a fronteira ilegalmente, enquanto cerca de 11 milhões de pessoas vivem nos EUA sem documentos. “Precisamos fazer tudo ao nosso alcance para proteger o povo da Flórida do que está acontecendo na fronteira”, disse DeSantis em entrevista coletiva em Jacksonville, atrás de um púlpito que dizia “Crise de fronteira de Biden. ” A placa apresentava o logotipo da campanha presidencial de Biden em 2020.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo