Estados Unidos Manchete

Descoberto em Tampa um cemitério perdido do século passado

Mais de 145 caixões estão enterrados em terreno de uma escola

Pelo menos 268 pessoas foram enterradas num cemitério esquecido onde hoje funciona a King High School, em Tampa (Foto: Website da escola)

A história bem que poderia servir de roteiro para um filme de terror, mas na verdade é mais um retrato da segregação racial e da ganância financeira da sociedade americana no meio do século passado. Graças a um radar de penetração no solo, foi descoberto um cemitério esquecido na região de Tampa e pelo menos 145 caixões e restos mortais foram encontrados. Atualmente, no local onde estava o cemitério de Ridgewood, fundado em 1942, funciona uma escola de ensino médio, a King High School de Tampa.

Em menos de três meses, este é o segundo cemitério esquecido localizado na costa oeste da Flórida, já que em agosto as autoridades se depararam com 130 caixões enterrados numa área onde hoje há um projeto habitacional voltado a pessoas de baixa renda, na área de Tampa Bay. Nos dois casos, a grande maioria dos mortos eram pessoas negras, adultos ou crianças, muitas vezes enterradas como indigentes. “É triste perceber que as pessoas tinham ódio uma das outras”, desabafou Yvette Lewis, presidente da NAACP, uma entidade de defesa dos direitos civis de negros.

No cemitério que fica na escola, as sepulturas estão localizadas a cerca de um metro abaixo de onde está o estacionamento dos professores e um pequeno ginásio do campus. O terreno de 40 acres foi vendido a uma empresa privada em 1957 e, posteriormente, repassado ao distrito escolar, há 60 anos, sem que a informação do cemitério constasse da escritura. Somente uma busca aprofundada conseguiu detectar esta possibilidade.

A área está entregue a arqueólogos e a uma equipe de legistas do condado de Hillsborough para identificação dos falecidos e comunicação às respectivas famílias. Muitos corpos, no entanto, podem não ser detectados pelo radar, pois os caixões já devem ter se deteriorado. Estima-se pelos registros informais que pelo menos 268 foram enterradas em Ridgewood.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo