Imigração Manchete Notícias

“Dia Sem Imigrantes” registra protestos em toda a Flórida nesta quinta-feira (1)

Imigrantes protestaram e cruzaram os braços em diversas cidades do Estado contra a nova lei de DeSantis

Filho de imigrantes se une a manifestantes em Tampa, FL (Foto Cortesia Brenda Baez)

A quinta-feira (1) começou com protestos em toda a Flórida contra a Lei 1718, assinada pelo governador Ron DeSantis, que entra em vigor no dia 1 de julho e dificulta a vida de indocumentados. Imigrantes foram às ruas, se vestiram de branco e, os que puderam, não foram trabalhar nesta data.

Protestos foram registrados nas ruas de Homestead, Miami, Orlando, Fort Myers, Tampa, e em outras cidades. As manifestações foram pacíficas e sem qualquer incidente. “Essas políticas são irresponsáveis no âmbito social, cultural e econômico. Não só DeSantis está criando medo e divisão em nossas comunidades, mas ele está prejudicando nosso estado e o cotidiano de milhares de floridianos – não somente imigrantes”, afirma a ativista brasileira Renata Bozzeto, da Florida Immigration Coalition (FLIC).

O restaurante mexicano El Zocalo, em Sarasota, não abriu as portas nesta quinta-feira (1). Diversos restaurantes, em especial de culinária latina, fizeram o mesmo. “Esta quinta-feira, 1 de junho, é para a comunidade imigrante da Flórida demonstrar que é importante para a economia local. Esta lei preocupa a todos os imigrantes e empreendedores”, disse o proprietário do restaurante.

Muitas empresas de jardinagem, que empregam milhares de imigrantes, não operaram nesta quinta-feira. “Nós somos os trabalhadores que fazem com que os jardins de Palm Beach sejam lindos”, afirma Luis Velasquez, dono de uma empresa de landscaping em West Palm Beach. “Estamos preocupados porque lutamos muito para chegar até aqui. Não queremos nos mudar da Flórida, estamos assustados”, disse o imigrante da Guatemala e pai de dois filhos.

O barbeiro Bladimir Galvez, dono de um salão em West Palm Beach, também fechou as portas em protesto. “Tudo isso que está acontecendo me deixa muito triste. O que eu vejo são pessoas querendo se mudar da Flórida porque estão preocupados”, disse Bladimir.

O que diz a lei

Entre as medidas incluídas na lei estão:

– Proibir que governos locais emitam carteiras de identificação para pessoas que não tenham residência ou cidadania americana;

– Exigir que hospitais que aceitam Medicaid que perguntem o status imigratório dos pacientes;

– Banir imigrantes indocumentados, que concluíram o curso de Direito, de serem admitidos pelo Florida bar;

– Penalizar quem for pego transportando indocumentados. Se o motorista for pego com mais de cinco indocumentados no carro, ele poderá ser preso. Se ele tiver um indocumentado no carro e ele for menor de idade, também será penalizado.

– Expandir o uso do E-Verify, para checar o status imigratório de funcionários;

– Suspender a licença de funcionamento de empresas que empregarem indocumentados, além de aplicar multa de $10 mil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo