Diminui número de brasileiros que ficam além do tempo permitido nos EUA

Turismo de negócios aumentou em todo mundo, afirma instituto americano

0
1329
Brasileiros estão conscientes no momento de emigrar para os Estados Unidos, comenta Suhet
Brasileiros estão conscientes no momento de emigrar para os Estados Unidos, comenta Suhet

DA REDAÇÃO – O número de brasileiros que permanece além do tempo permitido nos EUA caiu. É o que mostram relatórios do DHS de 2016 e 2018. O maior rigor contra imigração ilegal empreendido pelo presidente Donald Trump e o bom momento para empreendedores brasileiros no país podem ser a razão desta diminuição. É o que acredita o Global Business INSTITUTE — GBI, hub de negócios que auxilia brasileiros nos EUA.

Os números do DHS mostram que em 2016 o total de ‘overstays’ — ou permanência além do prazo concedido -, chegou a 39.455 por brasileiros. Já em 2018, foi de 36.289 casos registrados. Os especialistas do GBI acreditam que, embora haja um maior rigor contra a imigração ilegal, os EUA nunca ofereceram um momento tão bom para estrangeiros interessados em investir e morar legalmente no país. Muitos brasileiros estão usando as viagens de fim de ano para conhecer possibilidades de negócio e investimento no país.

“Temos sido mais procurados por brasileiros que estão em turismo nos EUA em busca de informações sobre como imigrar e estabelecer um negócio rentável no país. É um movimento que não se observava anteriormente. Sempre defendemos que o planejamento é importantíssimo em qualquer empreitada de internacionalização. Separar um momento da viagem para saber mais sobre empreendedorismo e investimento nos EUA é uma escolha correta que parece estar atraindo muitos brasileiros”, explica Manoel Suhet, presidente do GBI.

O turismo de negócios parece ser uma tendência mundial. No Brasil, apenas no primeiro semestre deste ano, cresceu 14.7% na comparação com o mesmo período de 2018, segundo a Abracorp. Nos EUA, o aumento do número de visitantes também é registrado. Dados do National Travel & Tourism Office mostram que até outubro deste ano, o país recebeu 1.724.223 turistas brasileiros. O Brasil ocupa a sexta colocação no ranking de países que mais enviam turistas aos EUA.