Diretor de “2 Filhos de Francisco” leva prêmio nos EUA

Premiação é um reconhecimento ao talento de diretores estreantes

0
1040

O diretor e cineasta Breno Silveira recebeu ontem (dia 16) o prêmio John Schleisinger Award no Festival de Palm Springs, pelo trabalho em “2 Filhos de Francisco”.

O prêmio é dado a um diretor estreante, cujo filme de ficção ou documentário, segundo a organização do festival, representa particularidades distintas e a promessa de uma grande carreira.

Segundo o diretor de programação do festival, Carl Spence, “Breno Silveira é um prestigiado fotógrafo de cinema que, de maneira grandiosa, fez um longa-metragem de estréia irretocável, comovente e esteticamente incrível. Nossa esperança é de que, com este prêmio, ‘2 Filhos de Francisco’ receba a atenção e a aprovação da crítica que merece na América do Norte”.

Produzido pela Conspiração Filmes, Columbia Tristar Filmes do Brasil, Globo Filmes e ZCL Produções Artísticas, a cinebiografia da dupla sertaneja, com mais 5,3 milhões de espectadores, é o filme nacional de maior público e bilheteria nos últimos 25 anos.

No elenco do longa-metragem estão José Dumont, Lima Duarte, Paloma Duarte, Dira Paes, Márcio Kieling (que lembra Zezé pelo menos pela aparência), Jackson Antunes, Natália Lage, entre outros. Os estreantes Dablio Moreira, Marcos Henrique e Wigor Lima, que interpretam Zezé, Emival e Luciano, respectivamente, estão muito bem em cena.