Notícias

Dispara o número de aplicações para a cidadania americana no governo Trump

Até junho deste ano, 783 mil portadores de green card deram entrada para obter a cidadania americana; processos estão com grande atraso

Novos cidadãos americanos comemoram FOTO: AP
Novos cidadãos americanos comemoram FOTO: AP

As políticas imigratórias do governo Trump fizeram disparar o número de entrada em processos de cidadania americana entre outubro de 2016 e junho de 2017 (últimos dados disponíveis). Nesse período, 783 mil portadores de green card deram entrada para obter a cidadania americana., em contraste com 725.925 que apresentaram no mesmo período do ano anterior. A tendência é que ultrapasse os 971.242 que aplicaram no ano fiscal de 2016 (outubro de 2015 a outubro de 2016). As informações são do New York Times.

Com a disparada das aplicações, o atraso no processamento tem sido mais frequente. Havia 708.638 aplicações pendentes até o final de junho. A média de espera dobrou para 8.6 meses em contraste com quatro meses há poucos anos, com candidatos em cidades como Dallas, Houston, Las Vegas e Miami esperando pelo menos um ano ou mais.

“O incentivo para se obter a cidadania americana se torna mais forte quando você tem um ambiente político e a política que temos agora mesmo”, disse Rosalind Gold, diretora da Naleo Educational Fund, uma ONG bipartidária latina.

Enquanto Trump baseava sua campanha eleitoral na construção de um muro ao longo da fronteira com o México e o combate à imigração clandestina, o ano fiscal de 2016 foi o ano mais movimentado no envio de aplicações para a cidadania. Esta é a primeira vez em 20 anos que o número de aplicações não caiu depois de uma eleição presidencial, segundo a análise da National Partnership for New Americans, uma coalisão que envolve 37 grupos de ativistas.

O Departamento de Cidadania & Serviços Migratórios (USCIS.gov), que processa as aplicações, disse que estava pedindo aos agentes para trabalharem horas extras e preenchendo vagas disponíveis, frisando que “não há solução rápida” para os atrasos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo