Estados Unidos Manchete

Disputa por vaga Democrata está entre Joe Biden e Bernie Sanders

Sanders venceu o estado da Califórnia, que conta com 415 delegados; primárias democratas foram realizadas em 14 estados

Bernie Sanders vence na Califórnia (Foto Campanha Bernie Sanders)
Bernie Sanders vence na Califórnia (Foto Campanha Bernie Sanders)

A disputa por uma vaga do Partido Democrata para enfrentar Donald Trump nas eleições de novembro está entre Bernie Sanders e Joe Biden. Biden venceu em 10 estados e Sanders em quatro na Super Tuesday, sendo a Califórnia o mais importante deles.

A Super Terça elege 1.300 dos 1.991 delegados para garantir a convenção democrata, que bate o martelo sobre quem vai enfrentar Trump no mês de julho.  

Joe Biden, cuja campanha era vista pelos analistas como “quase morta” há uma semana, ressurgiu no sábado (29) com grande vitória na Carolina do Sul e venceu agora Bernie Sanders na maioria dos estados do Sul.

Nas duas próximas semanas, a campanha vai continuar em ritmo acelerado. No dia 17 de março ocorrem as primárias no estado da Flórida, onde serão eleitos mil delegados. Antes, em 10 de março, serão realizadas nos estados de Idaho, Michigan, Mississippi, Missouri, Dakota do Norte e Washington.

Nas últimas horas, alguns dos principais nomes, como Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Beto O’Rourke, abandonaram a corrida e declararam apoiar o ex-vice-presidente de Barack Obama.

Após os resultados prévios desta Super Terça, a tendência é que Elizabeth Warren deixe a disputa. Ela não chegou a declarar essa possibilidade, mas como não obteve bom resultado em nenhum estado, as chances da pré-candidata diminuíram.

O bilionário Michael Bloomberg, depois de gastar centenas de milhares de dólares na campanha, foi a grande decepção do pleito Democrata, tendo vencido apenas no território da Samoa Americana. Diante desse cenário, Bloomberg retirou a candidatura. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo