Comunidade

Domício Coutinho, fundador da biblioteca brasileira em NY, morre aos 93 anos

Fundador da BEA (Brasil Endowment for the Arts) e da Biblioteca Machado de Assis, ambas localizadas em NY, José Domício Coutinho deixa seu legado para gerações futuras

Domício Coutinho morreu aos 93 anos. Foto: Brazilian Times

No início da madrugada do dia 7 de março, a comunidade brasileira nos Estados Unidos sofreu uma perda irreparável com o falecimento de um de seus mais destacados pioneiros. Aos 93 anos, o paraibano José Domício Coutinho nos deixou após ser internado no Hospital Presbiteriano de Nova York.

Embora tenha alcançado sucesso no mundo dos empreendimentos imobiliários, a verdadeira paixão de Domício sempre foi pelas artes e cultura do Brasil, com destaque especial para a literatura, que o tornou uma figura única. Além de ser o fundador da BEA (Brasil Endowment for the Arts) e da Biblioteca Machado de Assis, ambas localizadas em Nova York, Coutinho foi um participante ativo, apoiador e por vezes, líder em inúmeros eventos e iniciativas culturais.

A BEA, originalmente conhecida como UBENY (Associação Brasileira de Escritores de Nova York), foi concebida por Domício como um centro de pesquisa situado no coração de Manhattan, disponibilizando mais de 5.000 volumes para a comunidade brasileira e o público em geral.

Nascido em João Pessoa, em 1931, Domício emigrou para os Estados Unidos em 1959. Entre seus títulos de destaque está o de Bacharel em Teologia pela Universidade de Roma.

A partida de José Domício Coutinho deixa um vazio na comunidade brasileira nos EUA, mas seu legado como defensor das artes e da cultura brasileira continuará a inspirar e impactar gerações futuras.

*com informações do Brazilian Times

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo