Estados Unidos Manchete

Donald Trump anuncia reabertura do País em três etapas

Diretrizes denonominadas “Opening Up America Again” foram divulgadas pela Casa Branca e dependem do número de casos em cada Estado para serem aplicadas

Guidelines-Opening-America_

O presidente Donald Trump anunciou, nesta quinta-feira (16), novas diretrizes para a reabertura do País em três etapas. A implementação das medidas denominadas “Opening Up America Again” vai depender do número de casos de coronavírus em cada Estado e podem ser colocadas em prática assim que os critérios estabelecidos forem alcançados.  

Na primeira fase, locais como restaurantes, cinemas e academias poderiam voltar a funcionar com regras rigorosas de distanciamento social e seriam permitidas reuniões de até 10 pessoas. As pessoas devem voltar ao trabalho em etapas para não haver aglomerações. 

Na segunda fase, serão permitidas viagens não essenciais e a reabertura de escolas estão previstas, quando seriam permitidas reuniões de até 50 pessoas. É também nessa fase que os bares poderão ser reabertos, desde que funcionem com uma capacidade limitada.

Na terceira, as pessoas consideradas vulneráveis ao vírus — descritas no plano como idosos e pessoas com doenças pré-existentes, como diabetes e câncer — poderiam retomar as interações públicas, desde que mantenham uma distância segura. Visitas a hospitais e clínicas de repouso também voltariam a ser permitidas. O documento também prevê uma futura contratação de funcionários para rastrear novos contágios pelo coronavírus no país, através de testagens.

Para seguir as orientações, os estados precisam atender a precondições, como a queda de registros de novos casos da Covid-19 e de pessoas com sintomas parecidos com o da gripe, além da diminuição das internações e o aumento no número de testes. Antes de cada etapa, esses mesmo critérios também devem ser respeitados, disse Trump.

“Para preservar a saúde dos nossos cidadãos, devemos preservar também a saúde de nossa economia. Para entregar comida e suprimentos médicos, temos que ter uma economia funcionando”, disse o presidente. 

As diretrizes têm apoio de médicos e especialistas e devem servir como uma orientação aos estados. Os Estados Unidos registram atualmente mais de 650 mil casos da Covid-19, com mais de 34 mil mortes, mas a avaliação é que o pico do contágio já foi alcançado em algumas áreas.

Confira a íntegra do documento no link.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo