Antonio Tozzi Esportes

Dorival Junior é o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol

Ednaldo Rodrigues reassumiu a CBF, demitiu Fernando Diniz e contratou Dorival Junior

Dorival Junior, ex-treinador do São Paulo, ao lado do presidente do clube Rubens Casares (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Dorival Junior, ex-treinador do São Paulo, ao lado do presidente do clube Rubens Casares (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

Ah, essa CBF… Pois bem, Ednaldo Rodrigues reassumiu a a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), graças a uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, após manifestações do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, e da Advocacia Geral da União na quinta-feira (5). A decisão de Gilmar veio pouco depois das manifestações solicitadas à PGR e à Advocacia-Geral da União. A ação foi ingressada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

De volta ao cargo, Ednaldo tomou suas primeiras decisões polêmicas. A primeira delas foi o convite a Dorival Junior para assumir o cargo de treinador da Seleção Brasileira de Futebol até a disputa da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2026 na América do Norte. Entretanto, o dirigente apenas comunicou sua decisão a Fernando Diniz depois da notícia ter sido vazada pela imprensa. Diniz não escondeu sua insatisfação por ter sido comunicado posteriormente e externou sua decepção.

Para disfarçar, Ednaldo afirmou que não queria deixar Mario Bittencourt (presidente do Fluminense) em uma situação difícil. Ora, e como fica agora Julio Casares, presidente do São Paulo, diante desse problema. O Tricolor paulista fez todo seu planejamento em conjunto com Dorival Junior e agora, no momento de reapresentação do elenco, o clube do MorumBIS está no mercado em busca de seu substituto.

E já recebeu sua primeira negativa. Ao sondar Juan Pablo Vojvoda, o treinador do Fortaleza barrou qualquer tentativa de negociação, ao afirmar que pretende cumprir seu contrato com o clube nordestino que se estende até o final deste ano. Para tentar remediar a situação, os dirigentes tricolores tentam convencer Muricy Ramalho, coordenador de futebol do São Paulo, a assumir o cargo em caráter emergencial. Caso isto não se concretize, eles precisam contratar um novo técnico às véspera do início do Campeonato Paulista e da decisão da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, marcada para o dia 3 de fevereiro, em local ainda não determinado.

Como a manutenção de Ednaldo Rodrigues está presa a uma liminar, ele pode ser destituído do cargo novamente depois da votação no plenário do STF (Supremo Tribunal Federal). Entretanto, pelo fato de a liminar ter sido concedida por Gilmar Mendes, um decano do STF, dificilmente ela será derrubada e a tendência será a manutenção de Ednaldo no cargo até a próxima eleição.

Aqui vale uma lembrança:  o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, aceitou a Ação Direta de Inconstitucionalidade acionada pelo PCdoB, para reconduzir o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, à presidência da CBF depois André Mendonça ter rejeitado o processo por incompatibilidade, algo que Mendes desconsiderou.

O que torna a liminar emitida por Gilmar Mendes suspeita é o fato de, em agosto, Ednaldo Rodrigues ter assinado pela CBF um contrato de parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), para ampliar o alcance da CBF Academy. O IDP tem Gilmar Mendes como fundador e um dos sócios. O instituto recebe críticas desde sua fundação.

Voltando ao aspecto esportivo, o contrato assinado por Dorival Junior prevê sua manutenção no cargo de treinador até a Copa do Mundo. Caso ele seja demitido, a CBF terá de pagar uma multa bem elevada. E, convenhamos, Dorival Junior já deveria ter sido indicado no início do ano passado, depois de Tite ter anunciado que ele deixaria o comando da Seleção Brasileira. Afinal, ele saiu do Flamengo ostentando os títulos de campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América e despontou como o candidato natural para substituir à frente da Seleção Brasileira. E a justiça foi feita um ano depois, após a pantomima com Carlo Ancelotti. E quem acabou pagando o pato foi o São Paulo Futebol Clube, que ficou sem seu treiandor de uma hora para a outra.

Ednaldo também assinou a lista da seleção pré-olímpica depois de ter reassumido seu cargo na CBF. Assim, o Brasil está garantido no Torneio Pré-olímpico, disputado nas cidades de Caracas, Valencia e Barquisimeto, na Venezuela, no período de 20 de janeiro a 11 de fevereiro.

Confira a lista dos jogadores convocados:

Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras)* e Matheus Donelli (Corinthians)

Laterais: Vinicius Tobias (Real Madrid), Matheus Dias (Internacional), Kaiki Bruno (Cruzeiro)* e Patryck (São Paulo)

Zagueiros: Kaiky Fernandes (Almería), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Robert Renan (Zenit) e Michel (Palmeiras)

Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Maurício (Internacional)*, Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio) e Gabriel Pirani (DC United)

Atacantes: Marquinhos (Nantes), Giovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians)

* Nos lugares de Andrew (Gil Vicente), Luan Cândido (Bragantino) e Danilo (Nottingham Forest), que não foram liberados pelos seus clubes

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo