Estados Unidos Manchete

Douglas evolui para furacão categoria 3 e se aproxima do Havaí

Segundo o National Hurricane Center o furacão deve atingir o arquipélago domingo de manhã

Furacão Douglas deve perder a força ao atingir as ilhas
Furacão Douglas deve perder a força ao atingir as ilhas

Com ventos acima de  120 mph, Douglas já é considerada o primeiro furacão da temporada 2020 no Pacífico oriental. O National Hurricane Center (NHC) está monitorando de perto a aproximação do furacão às ilhas do Havaí.

Segundo os meteorologistas, Douglas deve atingir o arquipélago no domingo de manhã. Espera-se que no decorrer do sábado o furacão , que na tarde desta sexta-feira atingiu a categoria 3 por causa da força dos ventos, chegue ao Havaí como categoria 1 ou volte a ser uma tempestade tropical.

Segundo o último boletim de rastreamento emitido pelo NHC, o furacão se move na direção leste-sudeste de Hilo, fora da rota do golfo do México.

“É bastante comum os furacões seguirem para o Havaí, mas eles geralmente se dissipam ou enfraquecem consideravelmente antes de impactar as ilhas”, disse à NBC News , Phil Klotzbach, cientista da Universidade Estadual do Colorado. “Por exemplo, Lane e Olivia impactaram o Havaí em 2018. Além disso, em 2016, Lester e Madeline ameaçaram o Havaí.”

O Havaí cobre 6.423 milhas quadradas de terra dividida em seis ilhas principais, tornando a chance do choque direto de um furacão ainda menos provável. A Flórida, em comparação, é um alvo significativamente mais fácil para os furacões, pois abrange mais de 50.000 milhas quadradas.

Espera-se que Douglas traga vento, chuva e ondas perigosas para o Havaí no fim de semana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo