Colunas Daniel Toledo Imigração

E-2 ou EB-2: qual o melhor caminho para viver legalmente nos Estados Unidos?

Enquanto o visto E-2 pode oferecer a oportunidade de empreender nos EUA, o EB-2 abre portas para uma residência permanente e a possibilidade de trabalho

Taxa será paga ao Consulado ou Embaixada dos EUA na hora da emissão do visto (foto: wikimedia)
Conheça as diferenças entre os vistos E-2 ou EB-2 antes de aplicar (foto: wikimedia)

Solicitar um visto de trabalho nos Estados Unidos é um processo que, muitas vezes, pode ocasionar em uma série de dúvidas e incertezas entre os requerentes. A complexidade do sistema de imigração, as diferentes categorias disponíveis, os requisitos específicos de cada visto, a documentação necessária e o cronograma do processo são apenas algumas das preocupações que podem surgir.

Além das preocupações básicas, é comum que muitos solicitantes busquem, inicialmente, categorias mais simples, como o visto E-2 de investidor, sem considerar alternativas que poderiam oferecer um caminho mais sólido para a obtenção do Green Card, como a categoria EB-2.

Compreender as diferentes categorias de vistos e seus benefícios a longo prazo é fundamental. Recentemente recebi o caso de um médico brasileiro que queria solicitar um visto E-2 para ele e toda a sua família. Porém, ao obter as informações que eu havia solicitado, percebi que esse cliente tinha o perfil para a aplicação em categorias mais vantajosas, como o EB-2, que possibilitaria que ele, esposa e filhos tivessem Green Cards.

Enquanto o visto E-2 pode oferecer a oportunidade de empreender nos EUA com um determinado investimento, o EB-2 abre portas para uma residência permanente e a possibilidade de trabalho em uma área de expertise, eliminando a necessidade de renovações frequentes.

Mas é normal que boa parte das pessoas procure um especialista em Direito Internacional já com um planejamento em mãos. No entanto, esse plano muitas vezes está longe de ser o ideal. A categoria inicialmente desejada por esse profissional, por exemplo, permite apenas a inclusão de filhos menores de 21 anos não emancipados. Porém, sua filha irá fazer 20 anos nos próximos meses. Ou seja, uma nova aplicação teria que ser realizada um ano após a aprovação deste E-2, demandando uma quantidade ainda maior de tempo e recursos financeiros.

Quanto mais riqueza de detalhes nas informações fornecidas a um advogado, melhores as chances de encontrar a categoria ideal no momento de realizar uma aplicação de visto. Sempre que uma pessoa começa esse tipo de solicitação, é importante deixar o copo de expectativas vazio. Os dados coletados irão preencher esse recipiente, sendo de grande importância para os ajustes em busca da melhor opção para começar uma vida nos Estados Unidos.

*Daniel Toledo é Partner at Toledo e Advogados Associados – LeeToledo LAW PLLC

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo