Estados Unidos Geral

É grande a expectativa para a Black Friday 2015

Farra do consumo é tradição nos Estados Unidos; dólar alto não intimida consumidores brasileiros

Está chegando a data tão esperada para os consumistas de plantão: a Black Friday, dia seguinte ao feriado do Thanksgiving, na sexta-feira (27), em que os comerciantes dão descontos de até 80% em seus produtos.

Multidões se aglomeram, enfrentam filas de madrugada e se acotovelam em busca dos melhores descontos. No Sawgrass Mills Mall, shopping preferido dos brasileiros e em outros “malls” espalhados pela Flórida, é grande a expectativa. “É como se fosse um evento para nós. Já faz parte das nossas vidas”, disse a americana Janie Frazier à rede CBS.

Não dá para negar que o dólar alto intimidou os turistas brasileiros que saíam com sacolas abarrotadas do Sawgrass e de shoppings em Miami e região, mas nem por isso, eles vão deixar de aproveitar as promoções. Os amigos João, Leonardo e Guilherme Amaral vieram de Recife (PE) para aproveitar as ofertas. Guilherme é engenheiro e acredita que, apesar de o dólar estar mais caro para quem ganha em real, muitos produtos ainda valem pena comprar nos EUA. “Roupas de grife, como ternos de marcas conhecidas valem a pena. No Brasil, eles custam R$4 mil e aqui você pagar $400 no máximo”, disse.

O que mais atrai o engenheiro são os produtos eletrônicos. “Aqui nos EUA, os eletrônicos são mais modernos e de tecnologia de ponta. Eles demoram até três meses para chegarem ao Brasil e, quando chegam, os preços são abusivos”, disse Guilherme que vai ficar até o final do mês na Flórida. “O conselho que eu dou aos brasileiros que estão vindo é que fiquem atentos, pois mercadorias como tênis e perfume não vale mais a pena levar. O que vale é pagar a passagem barata e aproveitar para conhecer esse país maravilhoso”.

A brasileira Amélia Santos, moradora de Deerfield Beach (FL) está juntando dinheiro para comprar uma televisão. “A minha queimou num dia de chuva e estou guardando dinheiro desde então para comprar uma nova. Será uma excelente oportunidade”, disse.

A americana Sandy Rosen disse que está guardando dinheiro para comprar uma bolsa da marca Michael Kors. “Não fico em filas, vou à noite ao shopping e ainda consigo bons descontos”, disse.

Algumas lojas abrem na noite de quinta-feira, no feriado. No Sawgrass, nem todas as lojas estarão abertas nesta data. Marcas mais sofisticadas, como Burberry já avisou que não abrirá. “Os funcionários têm direito de estar com as famílias no feriado”, disse a gerente da loja.

Lojas que estarão abertas ao público no feriado:
6 am – KMart
O dia todo – Walmart
8 am – Radio Shack
4 pm – Gap and Old Navy
5 pm – Best Buy
5 pm – Dick’s Sporting Goods
5 pm – J.C. Penney
5 pm – Toys R Us
6 pm – Kohl’s
6 pm – Sears
6 pm – Macy’s
6 pm – Target

Dicas para Black Friday
A brasileira Josie Sales adora uma promoção e é especialista em juntar cupons de ofertas. Ela garante que já conseguiu adquirir produtos com até 100% de desconto por meio de cupons. Veja abaixo algumas dicas:

1) Primeiramente, você precisa ter uma estratégia. Se quiser ir à loja pessoalmente tem de se preparar com antecedência.

2) Tenha sua lista com o número de presentes que precisa comprar.

3) Tenha um valor máximo que você pode gastar e não ultrapasse esse valor para não ter arrependimentos depois. Sabemos que as promoções são tentadoras, mas nosso objetivo é economizar e não se endividar.

4) Tenha todos os encartes das lojas em mãos.  Você pode imprimir dos sites das lojas ou encontrar no jornal e marque o que você quer de cada loja.

5) Procure ir em lojas que garantam o preço baixo durante todo o dia ou pelo menos por algumas horas, pois você não quer esperar em filas pra no final não achar estoque suficiente.

6) Use roupas confortáveis, procure não levar crianças nesse dia pois as lojas ficam muito cheias e o tempo de espera nas filas pode ser grande.

7) Leve “snacks” algumas comidinhas e bebidas pra aguentar a espera.

8) Se você planeja ir em várias lojas,  você precisa entrar na loja com um planejamento de ir atrás dos produtos desejados, assim você entra, pega o produto, compra e sai. Você não quer ter distrações ou ficar passeando para ver se acha algo interessante. O seu tempo é bem valioso nesse dia se deseja ir em várias lojas.

9) Use cupons onde for permitido.

10) Compare os preços. Muitas lojas cobrem a oferta do concorrente.

Para compras on-line:
Primeiro passar por um site de cash back (site que te dá uma porcentagem de volta em todas suas compras online). Já no site da loja desejada procurar por produtos on sale (em promoção ex: camisa de $20 está por $14.99) ou clearance (produtos em liquidação, queima de estoque-descontos de até 90%), usar um coupon code (código de desconto adicional pode ser 20-30% de desconto ou desconto em valores como $25 de desconto na compra de $100) e free shipping (frete grátis).

E para finalizar pagar com um cartão de crédito que te dê pontos ou rewards ou milhas de volta com as compras.

Se por acaso você não encontrar tudo na Black Friday ou se preferir passar o feriado com a família, não tem problema! Espere até a Cyber Monday (a segunda-feira após o Thanksgiving e Black Friday) que também existe nas lojas ou online, onde os comerciantes também fazem promoções incríves e muitas vezes até melhores do que na Black Friday. Caso as vendas não alcancem o sucesso desejado na Black Friday, os lojistas fazem maiores promoções na segunda-feira (Cyber Monday) para se desfazer do estoque encalhado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo