Estados Unidos Manchete

É grande a expectativa para o eclipse total do sol nesta segunda-feira (21) nos EUA

Escolas vão liberar as crianças mais cedo; eclipse solar total varrerá os Estados Unidos de costa a costa, como não acontece há quase um século

É grande a expectativa para o eclipse total do sol
É grande a expectativa para o eclipse total do sol

DA REDAÇÃO – Todas as atenções estarão voltadas para o céu na tarde da próxima segunda-feira (21), quando um raro eclipse total poderá ser visto de costa a costa nos EUA. No Sul da Flórida, o fenômeno terá início a partir de 1:26 p.m até às 4:20 p.m. Esse tipo de eclipse total não acontece desde 1918 e a cobertura máxima da lua sobre o sol será às 2:58 p.m.

Acompanhe ao vivo pelo Youtube no canal da NASA.

Especialistas alertam que é importante proteger os olhos e jamais olhar diretamente para o sol. Óculos escuros e binóculos também não são recomendados. Por esta razão, escolas do Sul da Flórida anunciaram que, ou não terão aulas à tarde, ou vão transferir as atividades, como educação física, para o lado de dentro da escola.  As bibliotecas do Condado de Broward vão oferecer um número limitado de óculos na hora do eclipse (veja abaixo).

Em comunicado enviado à imprensa, o Broward Schools informou que a medida foi tomada por precaução. Eles ressaltam que é muito perigoso olhar para o sol diretamente e, por essa razão, todas as atividades entre 1:30 p.m. e 4:30 p.m. serão transferidas para dentro das salas de aula.

Miami-Dade Public Schools também vai transferir as atividades para dentro das escolas, mas deixará a cargo das escolas se permitem ou não que os estudantes assistam ao eclipse com equipamentos especializados. Escolas católicas de Miami e Broward vão liberar todos os estudantes a partir das 4:30 p.m.

Nasa transmite ao vivo

A Nasa chama o fenômeno de eclipse solar total e irá transmitir tudo ao vivo, no dia em que o sol será quase totalmente coberto pela lua.

Este é o primeiro neste século a cruzar totalmente os Estados Unidos, da costa leste à costa oeste, e poderá ser visto por toda extensão do país. No Brasil, poderá ser observado apenas nas regiões Norte e Nordeste do país.

Óculos nas bibliotecas de Broward

Nunca olhe diretamente para o sol. Coloque óculos específicos para tal, os “eclipse glasses”
Nunca olhe diretamente para o sol. Coloque óculos específicos para tal, os “eclipse glasses”

Diversos eventos – festas, encontros para assistir e aulas – estão marcados para ver o fenômeno tão raro. Óculos especiais de eclipse serão distribuídos nas bibliotecas do Condado de Broward durante o período do fenômeno. O número de óculos é limitado, então, fique atento e chegue cedo para garantir o seu, já que os óculos estão com preços altos no mercado on-line.

Haverá a distribuição de óculos, palestras sobre o tema e muito mais na Southwest Regional Library, 16835 Sheridan St., Pembroke Pines, FL 33331, (954) 357-6580.

Em North Lauderdale também haverá a distribuição dos óculos, na Saraniero Library, 6901 Kimberly Blvd., North Lauderdale, FL 33068, 954-357-6660. Mais informações: http://www.broward.org/Library/Pages/Default.aspx

Dicas para assistir ao eclipse em segurança

– Nunca olhe diretamente para o sol. Coloque óculos específicos para tal, os “eclipse glasses”;

– Não deixe seu filho olhar para o sol, tenha em mãos óculos especiais também para as crianças.

– Não use óculos de sol, câmera, telescópio ou binóculo sem um equipamento especifico na lente para filtrar os raios solares.

– Mesmo com óculos específicos, não passe muito tempo olhando para o sol.

Para outras dicas, acesse: Eclipse2017.nasa.gov/safety.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo