É hora de cair na folia e ‘celebrate Carnival’!

De bloco de rua a baile de máscaras: confira os eventos mais animados para pular carnaval de cima a baixo na costa oeste

0
1370
Bloco de rua em Venice celebra cultura brasileira com alegria contagiante (Foto: Claudia Passos)
Bloco de rua em Venice celebra cultura brasileira com alegria contagiante (Foto: Claudia Passos)

A semana de carnaval no Brasil vai da quinta-feira (20) à quarta de Cinzas (26), período em que ocorrem os famosos desfiles das escolas de samba no Rio e em São Paulo, além dos disputados blocos de Salvador. Mas, na costa oeste dos EUA, os brasileiros poderão cair na folia em diversos dias, até mesmo antes ou depois dessa data oficial.

São eventos principalmente em casas de shows, inclusive com baile de máscaras e concurso de fantasias, mas há também opções de bloco de rua e matinê infantil. A música não se restringe a marchinhas, enredos e axé. Algumas festas planejam também tocar funk. Aliás, este ano, o carnaval de Los Angeles e San Diego contará com a presença do rapper carioca Gabriel o Pensador. Confira abaixo e planeje a sua programação:

AGENDA CULTURAL

Los Angeles

BRAZILIAN MARDI GRASS MATINEE — Neste domingo (16), das 14h às 18h, tem matinê de carnaval pra garotada no Old World Village, em Huntington Beach. A música fica por conta de DJ Gus, Kizambo Brass Band, e batucada da Escola de Samba da Mudança. Haverá show das LA Samba Dancers e atividades infantis organizadas pelo Brazilian Play & Learn. Recomenda-se ir fantasiado. Ingressos a $15 no braziliannites.com. Estacionamento gratuito. Organização: Brazilian Nites.

BRAZILIAN BLOCO CARNAVALESCO — No sábado (22), a partir de meio-dia, rola o bloco carnavalesco (em sua 6ª edição) no calçadão da praia de Venice. Concentração no estacionamento da Rose Ave. Evento gratuito para toda a família. Organização: Brazil Arts Connection.

BRAZILIAN CARNAVAL COM GABRIEL O PENSADOR — À noite, ainda no sábado (22), o rapper carioca Gabriel o Pensador e sua banda tocam na 1212 Santa Monica. O CaliSamba abre o evento a partir das 21h. Apresentação das LA Samba Dancers e DJ Novinho. Ingressos: $30 (individual) e $ 65 (mesa/pessoa) em arieldelmundo.com.

Portland

QBRAZILIAN CARNAVAL BALL — A 8ª edição do baile de carnaval brasileiro abre as portas do Crystal Ballroom no sábado (22), às 19h. Desta vez, o evento é para toda a família. Apresentação de Bloco Alegria, Mandela Dance, Maracatu PDX e DJ Dìgo Dalí, além da participação do grupo de figurinos da Oregon Country Fair, Risk of Change. Haverá concurso de fantasias. Ingressos: $10 (até 12 anos) e $20 (adulto). Organização: Favela Brazilian Café.

San Diego

BRAZILIAN CARNAVAL COM GABRIEL O PENSADOR — Na quinta-feira (20), a partir das 21h, o rapper carioca Gabriel o Pensador e sua banda tocam no Spin Nightclub. DJ Leandro Neurose traz os hits de carnaval e DJ VTR comanda o baile funk. Ingressos: $25 (individual) e $ 60 (mesa/pessoa) em carnavalsandiego.com. Organização: Ariel Del Mundo e Baile do Victinho.

San Francisco

ESQUENTA FUN FOLIA 2020 — Neste sábado (15), das 17h às 22h, na Mayes Oyster House, rola uma festa à fantasia, com bebidas e petiscos brasileiros. Ingressos a $12 no Eventbrite.

BAILE FUNK CARNAVAL EDITION — Na quinta-feira (20), o Temple Nightclub vai ferver. Música por Double B, Lucas Med, Kblo, Pavani e Migatte. Entrada gratuita até as 23h.

MADE IN BRAZIL, THE MASQUERADE BALL EDITION — No sábado (29), acontece um baile de máscaras no The Valencia Room. Música ao vivo com SF Samba. DJ Kblo, Pavani, Gui Scochi & Migatte trazem baile funk, hits brasileiros e hinos de clubes de futebol. Máscaras gratuitas para os 200 primeiros ingressos. Não paga entrada se chegar antes das 22h. Após, $10 em madeinbrazilsf.eventbrite.com.

SEATTLE

BRAZILIAN CARNAVAL / MARDI GRAS — No sábado (22), acontece a 26ª edição do carnaval brasileiro, a mais antiga da costa oeste. Caia na folia com Eduardo Mendonça e a banda Show Brazil! no The Crocodile, a partir das 20h. Ingressos: $20 (antecipado) e $25 (na porta) em thecrocodile.com. Organização: Show Brazil Productions.

BRAZILIAN CARNIVAL — No sábado (29), às 20h, a festa é nordestina: tem forró, baião, xote e, sim, até samba, no Pacific Room Alki. Música ao vivo com a orquestra brasileira local En Canto e convidado Felipe Hostins Accordion. Ingressos: $20.

Autor espírita Divaldo Franco visita Califórnia

Divaldo Franco (Foto: Divulgação)
Divaldo Franco (Foto: Divulgação)

O médium baiano Divaldo Franco faz palestras nas cidades de San Francisco, Los Angeles e San Diego no final deste mês. Aos 92 anos, ele é o autor espírita brasileiro mais conhecido depois de Chico Xavier. Inspirado pela mentora Joanna de  ngelis, psicografou mais de 200 livros, que, juntos, venderam cerca de 10 milhões de exemplares.

No ano passado, o filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz”, baseado em sua biografia, levou quase meio milhão de espectadores aos cinemas no Brasil. O diretor já anunciou que prepara um segundo filme, desta vez baseado no livro “Sexo e Consciência”, de Divaldo.

O médium, no entanto, está longe de ser unanimidade entre os espíritas e já se envolveu em diversas polêmicas, fazendo-o inclusive ganhar o rótulo de “médium de direita” ao apoiar o atual presidente Jair Bolsonaro, “apesar de não aprovar seus discursos a favor da tortura”, ressalta.

Em San Francisco, ele faz palestra sobre “A influência dos espíritos em nossas vidas”, no dia 27 (quinta), às 19h, na Cathedral of Saint Mary of the Assumption. Na noite seguinte (28), Divaldo fala sobre “Cura e auto-cura” no Sheraton La Jolla Hotel, em San Diego.

Na tarde de sábado (29), é a vez de Los Angeles. Divaldo fala sobre o “Vazio Existencial” no LA Party Place. Os ingressos para todos os eventos custam $35 e incluem um livro autografado pelo autor. As palestras serão em português com tradução simultânea. Mais informações em calspiritist.eventbrite.com.

Grupo Corpo faz turnê pela costa oeste

Bailarinos do Grupo Corpo dançam em tubos que se precipitam do teto (Foto: Divulgação)
Bailarinos do Grupo Corpo dançam em tubos que se precipitam do teto (Foto: Divulgação)

Uma das companhias de dança moderna mais importantes do mundo, a mineira Grupo Corpo, faz uma turnê pela costa oeste com cinco apresentações nas cidades de Portland, Arcata, Seattle e Santa Barbara.

A coreografia mais ousada é Bach, que mescla a música clássica do compositor alemão com o estilo barroco mineiro. O palco é divido em dois planos: aéreo (celeste) e rasteiro (terreno). “Como estalactites futuristas, um feixe de tubos metálicos tingidos de negro se precipita dos urdimentos, de onde os bailarinos despencam na cena e por onde forjam a ascensão”, descreve o programa do espetáculo.

A companhia apresenta também Gira, uma releitura dos ritos da umbanda ao som do grupo paulistano de jazz Metá Metá. Na Universidade de Humbolt, em Arcata, no dia 15, Bach será substituída por Dança Sinfônica, um pot-pourri de coreografias da companhia ao longo dos seus 45 anos de existência.

Em Seattle, serão realizadas três apresentações no Meany Hall, dentro da Universidade de Washington, sempre às 20h, de quinta a sábado (20-22), com ingressos a partir de $61. Em Santa Barbara, a apresentação única acontece na terça-feira (25), às 20h, no Granada Theater, com entradas começando em $41. A turnê iniciou em Portland, no dia 12. Mais informações no site grupocorpo.com.br.