Comunidade Manchete

Eleições 2018: Brasil começa a decidir seu destino neste domingo (7)

Eleições brasileiras acontecem neste domingo (7); saiba se você está apto para votar no Exterior

Eleições 2018
Eleições 2018

O primeiro turno das eleições brasileiras acontece no próximo domingo, dia 7 de outubro. A disputa está entre oito candidatos principais (por ordem alfabética): Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede). No Exterior, os eleitores que transferiram o domicílio eleitoral só votam para presidente. Todos os cidadãos brasileiros são obrigados a justificar a ausência.

Na Flórida, os locais de votação serão no Miami Dade College (Wolfson Campus – Prédio 3, 300 NE 2nd Ave, Miami, FL, 33132) e na I-Drive Nascar (5228 Vanguard St, Orlando, FL, 32819). O horário de votação é das 8h da manhã às 5h da tarde. Nesta data, o Consulado-Geral estará fechado. No exterior, os eleitores brasileiros podem votar apenas para o cargo de Presidente.

O eleitor que transferiu seu título para a jurisdição do Consulado-Geral em Miami até o dia 9 de maio de 2018 e estiver com seu título em situação regular poderá votar nas seções eleitorais de Miami ou de Orlando, dependendo da solicitação feita pelo eleitor. Para votar em Orlando, o eleitor tem de ter feito o recadastramento.  Os pedidos de inscrição eleitoral, alteração de dados cadastrais ou transferência de domicílio eleitoral foram aceitos até o dia 9 de maio de 2018. No site do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/) é possível consultar a situação eleitoral, o número do título e o local de votação. O voto em trânsito não é permitido no exterior.

Para ter acesso a versão digital do título de eleitor é possível baixar em seu telefone celular o aplicativo E-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Para tanto, o eleitor deverá selecionar o aplicativo e-Título que está disponível na App Store ou no Google Play. Após digitar os dados solicitados, a versão digital do título será validada e liberada. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado no celular.

No entanto, no dia da votação não é necessário apresentar o Título de Eleitor (nem na versão papel nem na versão digital) para poder votar. Basta apresentar um documento brasileiro de identificação com foto, podendo ser passaporte, carteira de identidade, carteira brasileira de motorista, carteira de trabalho ou carteiras profissionais (OAB, CRO, CREA, CRM CRA, etc).

Mesmo para quem não reside no Brasil, o voto é obrigatório para os cidadãos alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. É facultado apenas para os jovens entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. O status imigratório do brasileiro que vive nos Estados Unidos não é impedimento para participar da votação. O eleitor que não transferiu seu título para a jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Miami ou que não puder comparecer na sua seção Eleitoral para votar dia 7 de outubro terá de justificar seu voto. No dia da eleição não serão aceitas justificativas.

O eleitor inscrito no exterior (zona 001) ou no Distrito Federal deverá utilizar o sistema de justificativa online do Cartório Eleitoral do Exterior. O eleitor poderá acessar pelo link http://www.tre-df.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/sistema-justifica-acesso o sistema para preencher e encaminhar o formulário online de justificativa.

O eleitor que tem seu título inscrito no Brasil deverá verificar junto ao Cartório Eleitoral responsável pela sua zona eleitoral os procedimentos para fazer a justificativa de ausência de voto. Alguns estados brasileiros aceitam a justificativa online enquanto em outros a justificativa terá de ser impressa pelo eleitor e enviada pelo correio. Para mais informações, acesse www.tse.jus.br

É importante esclarecer que o eleitor deverá apresentar uma justificativa para cada turno que deixar de votar. O eleitor que não votar e não justificar a ausência do voto por três vezes consecutivas terá sua inscrição eleitoral cancelada e, consequentemente, seu CPF será suspenso.

Caso tenha dúvidas, escreva para eleitoral.miami@itamaraty.gov.br

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo