Brasil Manchete

Elon Musk desembarca no Brasil para encontro com Bolsonaro

Segundo o governo brasileiro, o objetivo do encontro é discutir “conectividade e proteção da Amazônia”.

Segundo Musk, “o Twitter tem um potencial extraordinário. Vou desbloqueá-lo” (Foto: James Duncan Davidson)
Elon Musk está no Brasil (Foto: James Duncan Davidson)

O bilionário Elon Musk desembarcou em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (20), para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o objetivo do encontro com representantes do governo brasileiro é discutir “conectividade e proteção da Amazônia”. De acordo com informações do TechTudo, Musk e Bolsonaro vão discutir sobre o projeto ‘Norte Conectado’, que prevê a instalação de fibra ótica nos leitos dos rios de estados na região amazônica.

O projeto é considerado essencial para levar conectividade a uma região que ainda sofre um apagão de dados enquanto outras partes do planeta passam por uma profunda transformação digital. Serão 12 mil quilômetros de cabos, com a projeção de impactar 10 milhões de pessoas.

A reunião vai ocorrer no Hotel Fasano de Porto Feliz (SP), a cerca de 50 km do aeroporto. O deslocamento em comboio até o hotel de luxo no interior de SP conta com apoio do policiamento rodoviário, ambulância e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).

Musk deve voltar hoje mesmo para os Estados Unidos em seu avião particular.

Em janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu o direito de exploração no Brasil de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da SpaceX. Com isso, a empresa de transporte espacial de Musk vai poder oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro, com direito de exploração até 2027.

Em fevereiro deste ano, o governo do Amazonas também informou manter contato com a SpaceX para a instalação de tecnologia da empresa do bilionário no estado. Musk já havia manifestado interesse em iniciar operações da Starlink na região. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo