O presidente Donald Trump causou polêmica, mais uma vez, ao discursar a apoiadores em Mount Pocono, Pensilvânia, nesta terça-feira (9). O republicano lamentou que os Estados Unidos recebam imigrantes apenas de países “lixo” ou de “buracos”. Ele disse: “Por que não recebemos imigrantes de países como a Suécia, a Noruega e a Dinamarca?”.
E continuou: “Sempre pegamos pessoas da Somália, de lugares que são um desastre, certo? Imundos, sujos, nojentos, infestados de crime. A única coisa que eles sabem fazer é atacar navios.”
O presidente não poupou críticas a Ilhan Omar, congressista democrata do Minnesota, que fugiu da guerra civil na Somália e imigrou para os EUA aos 12 anos. Durante o comício, Trump fez uma referência depreciativa ao hijab de Omar, chamando-o de “turbante”, e incitou o público a gritar “mande-a de volta”.
“Com esse sapatinho, o turbantezinho, eu ‘adoro ela’. Ela chega, não faz nada a não ser reclamar. Ela está sempre reclamando”, disse Trump, atacando verbalmente a congressista.
Em resposta, Omar criticou o presidente em uma postagem no X. “A obsessão do Trump comigo é estranha. Ele precisa de ajuda séria. Como não tem políticas econômicas para divulgar, está recorrendo a mentiras preconceituosas. Ele continua sendo uma vergonha nacional.”
No evento, o presidente exaltou as ações de seus 11 meses de governo, incluindo, segundo ele, a criação de empregos e a queda nos preços dos produtos.
