Estados Unidos

Em entrevista coletiva, Trump admite que Rússia pode ter hackeado Hillary e Democratas

Depois de um longo período sem conceder entrevistas, Trump chamou de mentirosas informações em dossiê publicado pelo “BuzzFeed”

Trump durante entrevista coletiva na quarta-feira (11)
Trump durante entrevista coletiva na quarta-feira (11)

Depois de algum tempo sem falar com a imprensa, o presidente eleito Donald Trump falou com os jornalistas nesta quarta-feira (11) e negou veementemente o conteúdo de dossiê publicado no site “Buzzfeed”.

Trump se referiu ao dossiê como “lixo”, “mentira” e “desgraça”. Ele também criticou duramente o “BuzzFeed” pela publicação. “Acho que é uma pilha de lixo escrito, e eles vão sofrer as consequências. Já estão sofrendo.”

Trump reconheceu que a Rússia pode ter, de fato, hackeado a campanha presidencial de Hillary Clinton. Em comentários anteriores, Trump havia dito não acreditar que o escândalo de ataques aos sistemas democratas havia sido comandado pelos russos.

“Quanto ao hacking, creio que foi a Rússia, mas acho que também somos hackeados por outros países e outras pessoas”, disse Trump, que em seguida afirmou que o sistema de segurança democrata era “muito ruim”. Segundo ele, os Estados Unidos terão sua segurança de rede reforçada na nova administração.

Na sequência, questionado sobre o dossiê, Trump citou a negativa de Putin e do Kremlin sobre “as notícias falsas” e sinalizou novamente que os russos podem ter sido os protagonistas da invasão ao e-mail de Hillary.

“Putin e a Rússia soltaram um comunicado hoje dizendo que isso era notícia falsa. Eu respeito por ele [Putin] ter dito isso. Se eles tivessem algo [informação] sobre mim, eles teriam divulgado, como fizeram com Hillary. Veja, hackear é uma coisa ruim, mas veja o que aprendemos com isso: que Hillary Clinton conseguiu receber [antecipadamente] as questões [que seriam feitas a ela] em um debate, e não revelou isso? Podem imaginar o que aconteceria se Donald Trump recebesse as questões do debate? Seria a maior notícia da face da Terra.”

Em seu pronunciamento no início da entrevista, Trump se justificou pelo longo período sem preparar coletivas de imprensa e citou a publicação do dossiê russo. “Paramos de conceder [coletivas] por causa das notícias inexatas publicadas. Mas quero agradecer a todos os veículos de imprensa aqui hoje, porque eles viram aquele nonsense [e não publicaram] –que talvez tenha sido vazado pelas organizações de inteligência, o que seria uma mancha na carreira deles, porque isso nunca deveria ter sido escrito. Ou divulgado.”

Em seguida, Trump não permitiu uma pergunta do jornalista Jim Acosta, da CNN, dizendo que a emissora publica “notícias falsas”. Os dois bateram boca por alguns segundos até Acosta desistir de fazer a pergunta. A CNN foi a primeira emissora a revelar que a inteligência americana tinha em mãos o dossiê russo, mas não divulgou o conteúdo do mesmo, que depois foi publicado pelo “BuzzFeed”. (Com informações do UOL).

 

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo