Estados Unidos

Em evento raro, meteoro pode ter causado incêndio que destruiu casa na Califórnia

Moradores relataram ter visto uma “bola de fogo” atravessando o céu antes do incêndio no condado de Nevada

Bombeiros de Penn Valley investigam a possibilidade do incêndio ter sido causado por um meteoro. Foto: Cal Fire

Um meteoro que atravessou o céu no norte da Califórnia na noite de sexta-feira (4) pode ter sido a causa de um incêndio que destruiu uma residência no condado de Nevada, disseram os bombeiros.

Equipes de emergência responderam a um chamado de incêndio em uma fazenda de gado nos arredores de Sacramento, por volta das 7:30pm, “mais ou menos na mesma hora em que os moradores da área relataram ter visto uma luz de fogo atravessando o céu”, contou o Capitão do Departamento Bombeiros de Penn Valley, Clayton Thomas.

De acordo com as autoridades, ninguém ficou ferido, mas o cachorro de uma família, Tug, foi morto pelas chamas, junto com vários coelhos.

Moradores locais disseram acreditar que o fogo estava ligado à uma chuva de meteoros. “Ouvi um grande estrondo, comecei a sentir cheiro de fumaça e fui para a minha varanda e vi que estava completamente envolta em chamas”, disse o proprietário Dustin Procita em entrevista à KCRA. “Disseram que foi um meteoro.”

A NASA identificou a chuva de meteoros Taurid acima da Califórnia na semana passada, mas disse que o meteoro visto no céu na região de Sacramento, na sexta-feira, não fazia parte do mesmo fenômeno.

O corpo de bombeiros de Penn Valley disse estar investigando a possibilidade do incêndio ter sido causado por um meteoro. “É muito, muito raro, mas não impossível” disse o capitão Thomas, que diz nunca ter visto um um incêndio causado por meteoro em seus 25 anos como bombeiro.

Segundo ele, cerca de 1.500 meteoros entram na estratosfera terrestre por ano, mas a maioria perde força antes de atingir a terra.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo