Ciência e Tecnologia Estados Unidos

Em feito histórico, Estados Unidos voltam à Lua após mais de 50 anos

A sonda foi lançada em 15 de fevereiro a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX; embora a missão seja liderada por uma empresa privada, conta com o apoio crucial da NASA

Módulo lunar fotografado da Intuitive Machines a caminho da Lua, com a Terra ao fundo — Foto: Intuitive Machines/Nasa

Na noite de quinta-feira (22), o módulo lunar robótico da empresa Intuitive Machines completou um feito histórico, pousando na superfície da Lua. Este evento marca o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural da Terra após mais de meio século. A sonda foi lançada em 15 de fevereiro a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX. Embora a missão seja liderada por uma empresa privada, ela conta com o apoio crucial da NASA.

No entanto, a agência espacial relatou que as condições exatas da alunissagem (termo correto para o feito de pousar uma nave na lua) ainda não estavam claras devido a problemas de comunicação causados pelo fraco sinal de rádio. Pouco antes do pouso, engenheiros estavam resolvendo um problema de navegação identificado, crucial para determinar a altitude e a velocidade horizontal da espaçonave. A NASA informou que o pouso aconteceu nas proximidades do polo sul da Lua, próximo a uma cratera conhecida como Malapert A.

O módulo entrou na órbita lunar na quarta-feira (21), circulando a cerca de 92 km da superfície do satélite. A empresa relatou que estava recebendo com sucesso imagens e dados do voo. A missão, denominada IM-1, transporta um módulo de pouso com mais de quatro metros de altura e seis cargas de instrumentos para coletar dados do ambiente lunar.

Este pouso representa a primeira vez que os Estados Unidos realizam uma operação na Lua desde a missão Apollo 17, em 1972, que levou os astronautas Gene Cernan e Harrison Schmitt. Desde então, nenhum ser humano retornou ao satélite natural. O envio deste módulo, conduzido pela Intuitive Machines e apoiado pela NASA, tem como objetivo preparar o terreno para o envio de astronautas à Lua até 2026, como parte da missão Artemis 2.

*com informações da CNN

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo