Em vez de gorjeta, garçonete americana recebe mensagem ofensiva na conta

Casal escreve "só damos gorjeta para cidadãos" na conta do restaurante e atitude causa indignação nas mídias sociais

0
13718
"Só damos gorjetas para cidadãos", escreveu o cliente na conta

DA REDAÇÃO, COM THE WASHINGTON POST – A retórica racista que anda permeando a disputa presidencial nos Estados Unidos ganhou um triste capítulo na segunda-feira passada.

Em vez de deixar a gorjeta de praxe para a garçonete que atendia à sua mesa, um casal escreveu “Só damos gorjetas para cidadãos” na conta apresentada e eles em um restaurante da cidade Harrisonburg, na Virgínia.

A mensagem era para a garçonete Sadie Karina Elledge, nascida nos Estados Unidos, descendente de mexicanos e hondurenhos. Indignado, o avô de Sadie, o advogado John Elledge, resolveu postar no Facebook a foto da notinha com o recado.

Embaixo da foto, ele escreveu: “Vocês são um total e completo pedaço de b***a.”

Antes, ele já havia escrito palavras mais duras:

“Ficaria feliz em ir para a cadeia se pudesse dar pelo menos um bom soco na cada do filho da p*** que pagou a conta na lanchonete onde a minha neta trabalha e deixou um recado na nota dizendo “Só damos gorjetas para cidadãos.”

Elledge, branco, disse ao jornal The Washington Post que é particularmente sensível às agressões dirigidas a sua família multicultural.

O advogado passou os anos 1980 em Honduras, trabalhando para a igreja episcopal. Deu aulas de inglês para crianças numa escola bilíngue, e conheceu Íris, a hondurenha com quem casou.

Iris já era mãe de duas crianças, que vieram junto com o casal para os EUA. A família foi morar em Harrisonburg, cidade da Virgínia que conta com três universidades, o que traz bastante diversidade para Harrisonburg. Assim como uma agência de auxílio para refugiados baseada na cidade.

É uma boa cidade para criar uma família multicultural e misturada, disse Elledge ao Post.

“Temos seis lindos netos. Sadie é a terceira mais velha. O pai dela é hondurenho, meu filho, e a mãe mexicana. Somos uma família inteiramente bicultural, uma típica família bicultural.”

Por três décadas houve poucos episódios de discriminação, contou o advogado. Uma vez, na escola, um garoto pediu a Sadie para “fazer um burrito”, mas ela não se incomodou.

O escritório de advocacia de Elledge fica no centro da cidade. Uma das netas trabalha com ele no escritório e a outra, Sadie, trabalha no restaurante Jess’ Lunch, onde deixaram a nota preconceituosa para ela.

Depiois que Elledge exibiu a nota nas redes sociais a história se espalhou rapidamente entre os amigos, incluindo alguns advogados e investigadores que tentaram identificar a pessoa que rabiscou a assinatura na nota.

Mas, antes que eles pudessem descobrir quem era, o casal voltou ao restaurante, revoltados depois de ver a postagem na rede.

O homem “chegou aos gritos por causa dos quatro dígitos (do cartão de crédito)”, disse ao Post o gerente do restaurante, Tom Marchese. “Não é nem o seu cartão. Você está mais preocupado com isso ou com o que foi postado nas redes sociais”, perguntou Marchese. “Com os dois” respondeu o indivíduo. “Eu perguntei por que ele estava gritando comigo, e disse que fosse berrar com quem escreveu a postagem”, contou Marchese.

A essa altura, John Elledge entrou no restaurante. Soube que as pessoas que tinham escrito a mensagem para Sadie na nota tinham voltado, e resolveu enfrentá-las frente a frente.

“Não nos falamos muito”, disse Elledge ao Post. A mulher estava furiosa porque postei a foto… e o sujeito muito agressivo. Ela ficou me perguntando por que eu havia postado. Eu respondi que aquilo acima da assinatura dela era um insulto à minha neta, e que postei mesmo. Sem perdão.”

Previous articleMais um ouro olímpico para o Brasil
Next articleUma Olimpíada maravilhosa
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.