Imigração Manchete Notícias

Embaixada dos Estados Unidos emite 1 milhão de vistos para brasileiros em 2023

Aumento do número de funcionários, extensão de turnos de trabalho e de horários de entrevistas agilizaram a emissão dos vistos

Embaixada dos EUA amplia atendimento no Brasil. Foto: Pixabay

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou esta semana que alcançou a meta de emitir 1 milhão de vistos para brasileiros em 2023, mesmo patamar registrado entre 2012 e 2014. A embaixada destaca que foi feito um esforço para reduzir o tempo de espera para a entrevista, em especial de vistos de turista, que chegou a 550 dias devido à paralisação dos serviços durante a pandemia.

“Trabalhamos incansavelmente para facilitar viagens dos sonhos, reunião de casais e famílias, além de oportunidades acadêmicas e de negócios. Cada visto conta uma história e estamos felizes por fazer parte disso”, informa a embaixada em post nas redes sociais. Atualmente, as cinco unidades consulares no país processam cerca de 6 mil pedidos diários de vistos. A demanda é maior do que a de 2022, quando foram emitidos cerca de 950 mil vistos, 15% a mais do que em 2019, antes da pandemia.

“Para diminuir a espera por entrevistas, aumentamos a nossa equipe, simplificamos o processo de renovação, trabalhamos turnos extras e ampliamos o horário das entrevistas. O resultado foi mais de 65% de redução em todo o Brasil e, em média, menos de uma semana de espera para renovações, estudantes, intercambistas e viagens de negócios”, destaca a embaixada.

Desde 10 de junho, foram abertas 300 mil vagas adicionais para entrevistas de vistos, segundo a embaixada. A expectativa é que em 2024, o trabalho siga intenso para atender à demanda crescente de vistos para os EUA.

Redução de entrevistas presenciais

Um dos esforços para atender mais solicitantes de vistos, foi a extensão da autorização do governo americano para consulados e embaixadas dispensarem a realização de entrevistas presenciais em certos casos.

Os oficiais consulares agora têm a prerrogativa de dispensar candidatos da exigência de entrevista nos casos de primeiro pedido ou renovação do visto H-2, destinado a estrangeiros que realizam trabalhos temporários e sazonais nos EUA. Além disso, solicitantes dos três tipos de visto de estudo e intercâmbio (F, M e J), bem como dos vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, podem ser isentos da entrevista se já possuírem um visto americano anteriormente e nunca tiverem tido um pedido de entrada nos EUA negado.

A regra também prevê que qualquer renovação de visto, incluindo os de negócio e turismo (B1/B2), pode ser dispensada da entrevista se o visto anterior não tiver vencido há mais de 48 meses.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo