Imigração

Embaixada dos EUA no Brasil provoca reação ao conectar E.T. à autodeportação

Em tom inusitado, órgão usa imagem do filme de Steven Spielberg para incentivar retorno voluntário de indocumentados.

Postagem usa metáfora com o personagem E.T. para incentivar retorno voluntário de imigrantes. Foto: Redes sociais.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou uma mensagem chamativa nas redes sociais direcionada a imigrantes em situação irregular nos EUA. Usando o tema do filme E.T. – O Extraterrestre, o texto dizia: “Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa”. O post foi feito na quarta-feira (23), e dizia: “Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem.”

A postagem gerou reações mistas. Alguns internautas reagiram com ironia e descrença, comentando que não acreditavam se tratar de uma iniciativa oficial. Já veículos, como o site de notícias Metrópoles, destacaram o tom polêmico da campanha, ressaltando o uso do E.T. como metáfora para incentivar imigrantes a retornarem voluntariamente.

A campanha faz parte de uma estratégia mais ampla dos EUA, que intensificaram o uso do aplicativo CBP Home para promover saídas voluntárias com assistência de viagem e um cheque de mil dólares. A política está em vigor desde maio e faz parte do programa de retorno voluntário. Críticos consideram a iniciativa controversa e afirmam que ela pode gerar constrangimento entre imigrantes, mesmo com a promessa de apoio e dignidade, além de não garantir a possibilidade de retorno com status legal no futuro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo