Comunidade Imigração

Empresário ligado ao 8 de janeiro é detido pelo ICE na Flórida e segue preso nos EUA

Caso de Esdras Jônatas dos Santos envolve investigações no Brasil e detenção migratória nos EUA.

Brasileiro investigado por envolvimento em atos do 8 de janeiro segue detido pelo ICE na Flórida, sem decisão migratória definida até o momento. Foto: Reprodução TV

O empresário mineiro Esdras Jônatas dos Santos foi detido pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement) e está preso em uma unidade de detenção na Flórida.

No Brasil, o empresário é alvo de investigações relacionadas ao financiamento e à participação em mobilizações antidemocráticas após as eleições de 2022, além de apurações ligadas aos atos de 8 de janeiro em Brasília. Também há registros de mandados judiciais em aberto no país.

As investigações apontam suspeitas de envolvimento em crimes como incitação, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado, ainda em fase de apuração.

Reportagens anteriores indicam que ele deixou o Brasil depois dos ataques de 8 de janeiro e seguiu para os EUA. Em versões apresentadas por investigações policiais, ele também teria ligação com atos e manifestações em Minas Gerais no período pós-eleição.

Ele segue sob custódia na região de Moore Haven, no condado de Glades. Até o momento, não há confirmação pública de audiência migratória ou decisão sobre eventual deportação nos Estados Unidos.

Compartilhar Post: