Encerrada a votação no Brasil, apuração pode ser acompanhada em tempo real

De acordo com os dados divulgados via Boletim das Urnas, Lula saiu na frente na maioria dos colégios eleitorais no exterior.

0
1407

Terminada a votação deste domingo (2), às 17h do fuso-horário de Brasília, começou a apuração dos votos nas seções eleitorais para enviar os resultados para serem totalizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A contagem e o resultado das Eleições 2022 podem ser conferidos no Portal do TSE ou pelo aplicativo Resultados, criado pela Justiça Eleitoral e disponível gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play.

As consultas podem ser feitas a partir de pesquisa pelo nome da candidata ou candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informa também os candidatos eleitos ou aqueles que vão disputar o segundo turno. Também é possível verificar os índices de comparecimento e abstenção de cada estado, a quantidade de votos válidos, em branco e nulos e o número de seções totalizadas.

Pelo menos cinco horas antes de encerrar a votação no Brasil, já era possível conferir os resultados no exterior, onde a votação já havia sido encerrada. Segundo o TSE, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior neste ano, um número 39,21% superior em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais.

Os resultados prévios, compartilhado nas redes sociais, são feitos a partir da fotos dos Boletins das Urnas (BUs), documentos impressos pelas urnas eletrônica no encerramento de cada sessão. A contagem vale apenas para o cargo de presidente. 

De acordo com os dados divulgados via Boletim das Urnas, Luis Inácio Lula da Silva saiu na frente na maioria dos colégios eleitorais no exterior onde a apuração já foi encerrada, entre eles Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, França, Bélgica e Dinamarca. Jair Bolsonaro ganhou em Israel. Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre os Estados Unidos.