Encontro na Alemanha reunirá Obama, Cameron, Merkel, Hollande e Renzi

Líderes irão discutir combate ao terrorismo, a crise dos refugiados e o caso do referendo britânico quanto à sua permanência na União Europeia (UE)

0
1468
Acompanhado da chanceler alemã, Angela Merkel, Presidente Obama passa em revista guarda de honra
Acompanhado da chanceler alemã, Angela Merkel, Presidente Obama passa em revista guarda de honra

A Presidência da República francesa anunciou que os líderes dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha, Itália e França vão se reunir informalmente segunda-feira (25) em Hanover, na Alemanha.

Segundo o governo francês, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros da Itália, Matteo Renzi, e do Reino Unido, David Cameron, vão abordar, como membros do G7, “grandes assuntos internacionais”.

O encontro foi acertado como forma de aproveitar a viagem oficial do presidente norte-americano ao Reino Unido e à Alemanha, depois da passagem pela Arábia Saudita. Sexta-feira (22), Obama vai se encontrar com Cameron em Londres e inaugurar domingo (24) com Merkel a Hannover Messe, a principal feira de tecnologia mundial.

Entre os assuntos que deverão ser tratados por Obama durante a viagem à Europa estão o combate ao terrorismo, a crise dos refugiados e o caso do referendo britânico quanto à sua permanência na União Europeia (UE). Também será debatida na reunião a campanha contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), a imigração, as crises na Ucrânia e na Síria, e a situação na Líbia.

Segundo Earnest, os cinco líderes falarão dos “passos adicionais” que a Otan deve tomar “para fazer frente aos desafios na periferia do leste e do sul da Europa, assim como dos “esforços mútuos” para avançar nas negociações do acordo de associação comercial entre EUA e União Europeia (UE).

O encontro entre Obama e esses quatro líderes de países da União Europeia (UE) ocorre em meio à viagem do presidente americano por Reino Unido e Alemanha, após passar pela Arábia Saudita, aonde chegou hoje.

Obama se reunirá na sexta-feira em Londres com Cameron e inaugurará no domingo, junto a Merkel, a Hannover Messe, a principal feira tecnológica mundial.

Na véspera da chegada de Obama ao Reino Unido, oito ex-secretários norte-americanos do Tesouro consideraram, em carta aberta publicada hoje pelo The Times, que uma saída do Reino Unido da UE seria uma “aposta arriscada”.