Mundo

Encontro na Alemanha reunirá Obama, Cameron, Merkel, Hollande e Renzi

Líderes irão discutir combate ao terrorismo, a crise dos refugiados e o caso do referendo britânico quanto à sua permanência na União Europeia (UE)

Acompanhado da chanceler alemã, Angela Merkel, Presidente Obama passa em revista guarda de honra
Acompanhado da chanceler alemã, Angela Merkel, Presidente Obama passa em revista guarda de honra

A Presidência da República francesa anunciou que os líderes dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Alemanha, Itália e França vão se reunir informalmente segunda-feira (25) em Hanover, na Alemanha.

Segundo o governo francês, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros da Itália, Matteo Renzi, e do Reino Unido, David Cameron, vão abordar, como membros do G7, “grandes assuntos internacionais”.

O encontro foi acertado como forma de aproveitar a viagem oficial do presidente norte-americano ao Reino Unido e à Alemanha, depois da passagem pela Arábia Saudita. Sexta-feira (22), Obama vai se encontrar com Cameron em Londres e inaugurar domingo (24) com Merkel a Hannover Messe, a principal feira de tecnologia mundial.

Entre os assuntos que deverão ser tratados por Obama durante a viagem à Europa estão o combate ao terrorismo, a crise dos refugiados e o caso do referendo britânico quanto à sua permanência na União Europeia (UE). Também será debatida na reunião a campanha contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), a imigração, as crises na Ucrânia e na Síria, e a situação na Líbia.

Segundo Earnest, os cinco líderes falarão dos “passos adicionais” que a Otan deve tomar “para fazer frente aos desafios na periferia do leste e do sul da Europa, assim como dos “esforços mútuos” para avançar nas negociações do acordo de associação comercial entre EUA e União Europeia (UE).

O encontro entre Obama e esses quatro líderes de países da União Europeia (UE) ocorre em meio à viagem do presidente americano por Reino Unido e Alemanha, após passar pela Arábia Saudita, aonde chegou hoje.

Obama se reunirá na sexta-feira em Londres com Cameron e inaugurará no domingo, junto a Merkel, a Hannover Messe, a principal feira tecnológica mundial.

Na véspera da chegada de Obama ao Reino Unido, oito ex-secretários norte-americanos do Tesouro consideraram, em carta aberta publicada hoje pelo The Times, que uma saída do Reino Unido da UE seria uma “aposta arriscada”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo