Antonio Tozzi Esportes

Entre o céu e o inferno

Árbitro do VAR, Emerson de Almeida Ferreira, foi afastado pela CBF, depois do erro de arbitragem, e terá de fazer nova reciclagem (cbf.com.br)
Árbitro do VAR, Emerson de Almeida Ferreira, foi afastado pela CBF, depois do erro de arbitragem, e terá de fazer nova reciclagem (cbf.com.br)

Dois clubes tradicionais do futebol brasileiro vivem momentos difíceis: Flamengo e São Paulo. O Tricolor paulista, de tantas conquistas, amarga uma seca de títulos e sua torcida vive ansiosa para quebrar este jejum e poder festejar para exorcizar seus fantasmas e voltar a ser um clube protagonista no Brasil. Agora, tem  a oportunidade de ressurgir com toda pompa no cenário nacional. Esta partida significativa está marcada para o domingo, 24 de setembro, no Estádio do Morumbi, na capital paulista. Se vencer, a catarse dos tricolores fará com que todas frustrações dos anos anteriores seja esquecida. Porém, em caso de perda de título, o São Paulo pode mergulhar em uma crise sem precedentes, pois faz uma campanha sem brilho no Brasileirão. O fiel da balança será o resultado e o desempenho da equipe nos 90 minutos da tarde de domingo no Morumbi ou, em caso de igualdade, a decisão na série de penalidades máximas.

Já, o Rubro-Negro vivia um momento diferente ao do São Paulo. O clube carioca recentemente passou por um momento de glória. Desde 2019, o clube mais popular do país vem conquistando títulos expressivos, deixando seus torcedores mal-acostumados. Entretanto, 2023 é um ano atípico. Neste ano, o Flamengo perdeu seis títulos até agora: derrotado pelo Palmeiras na Supercopa; eliminado pelo Al-Hilal na semifinal do Mundial de Clubes; perda da Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador; batido pelo Fluminense no Campeonato Carioca; eliminado pelo Olimpia, do Paraguai, da Copa Libertadores da América;  praticamente sem chance de ganhar o Campeonato Brasileiro e, por fim, precisa reverter o resultado negativo do Maracanã, onde foi derrotado por 1 a 0 pelo Tricolor paulista, com um gol de Calleri. Ao contrário do São Paulo, a (possível) conquista da Copa do Brasil servirá apenas para mitigar a revolta dos torcedores flamenguistas.

Diante desse cenário, esta final de Copa do Brasil talvez seja a mais emblemática dos últimos anos. Afinal, duas equipes em crise decidirão seus futuros em um Morumbi lotado. As consequências dessa partida ecoarão durante muito tempo. 

Analisando com frieza, as chances de conquista de título da Copa do Brasil são maiores para o clube paulista. Afinal, joga por dois resultados – vitória e empate (66%) -, enquanto ao time do Rio de Janeiro somente a vitória interessa. Se for por dois ou mais gols, fica com  a taça. Entretanto, se vencer por um gol de diferença, a decisão do torneio ficará para os pênaltis. Ou seja, o resultado desta partida definirá o destino dos dois clubes nesta temporada.

O Brasileirão a conta gotas 

Justamente por causa da inovação instituída pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em realizar os jogos finais da Copa do Brasil em dois domingos, em vez de realizar as partidas decisivas nas noites de quarta-feira, a CBF teve de distribuir as partidas do Brasileirão durante duas semanas.

Jogo eletrizante e punição para a arbitragem

Corinthians e Grêmio fizeram história na Neo Química Arena. As equipes protagonizaram um jogo movimentado que contou com duas viradas, oito goleadores diferentes e uma polêmica de arbitragem nos acréscimos. Resultado? 4 a 4, placar com mais gols desta edição do Campeonato Brasileiro.

Fábio Santos, Lucas Veríssimo, Yuri Alberto e Giuliano marcaram para o Corinthians, que avançou aos 27 pontos e se manteve na 14ª posição da tabela.

Pelo lado gremista, Nathan, Cristaldo, Everton Galdino e Suárez foram às redes. O resultado deixa o time de Renato Gaúcho na 3ª colocação com 40 pontos.

Renato Gaúcho provocou os corintianos. Ele colocou em campo dos jogadores mais odiados pelos torcedores: Luan. Bastante vaiado e xingado pelos torcedores em Itaquera, o camisa 7 entrou aos 35 minutos no lugar de Suárez para atuar atrás do jovem centroavante André.

Ataques finais e polêmica por pênalti. O Corinthians tentou o 5 a 4 em investidas, principalmente, com Wesley pela esquerda, mas a zaga gremista prevaleceu. Os gaúchos ainda pediram um pênalti aos 47 minutos por mão na bola de Yuri Alberto, mas não foram atendidos nem por Wilton Pereira Sampaio e nem pelo VAR, comandado por Emerson de Almeida Ferreira.

A consequência dessa desastrosa atuação foi o afastamento dos árbitros envolvidos nessa partida. Tanto a equipe do VAR, comandada por Emerson de Almeida Ferreira, quanto Wilton Pereira Sampaio (árbitro da Fifa) foram para a chamada reciclagem – ou seja, terão de fazer cursos para aprimorar seus desempenhos e apitarão partidas de séries B, C ou D. Aliás, Emerson de Almeida Ferreira estava afastado e foi para reciclagem depois de ter cometido um erro histórico nas quartas-de-final da Copa do Brasil do ano passado, quando simplesmente esqueceu de checar a posição de Calleri que estava impedido e, ainda por cima, apagou a fita de gravação para que sua falha não fosse detectada. Acho que, depois da reciclagem, esta deve ser sua chance derradeira para ele continuar como árbitro de futebol profissional.

Peixe reage em Salvador e mantém a chama acesa

Argentino Julio Furch fez o gol da vitória santista nos acréscimos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
Argentino Julio Furch fez o gol da vitória santista nos acréscimos (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Uma vitória de virada, fora de casa e com gol nos acréscimos. Foi assim que o Santos venceu o Bahia por 2 a 1, na segunda-feira (19), na Fonte Nova, em Salvador (BA), na abertura da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro e pode ter iniciado a sua reação no torneio nacional. Em um confronto direto contra o Z4, o Peixe saiu perdendo – Camilo Cándido marcou para os baianos -, mas virou com Marcos Leonardo e Furch. O gol do argentino, que definiu o confronto, saiu aos 48 do segundo tempo. Ainda na zona de rebaixamento, o Santos volta a vencer depois de três rodadas e se aproxima do Bahia na classificação –

O Santos continua na 17ª posição do Brasileirão, mas agora com 24 pontos. O Bahia está na 15ª colocação com 25 pontos.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Bahia vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, no dia 30 de setembro, no Maracanã. O Santos terá mais um confronto direto, desta vez contra o Vasco, no dia 1º de outubro, na Vila Belmiro.

Massa Bruta está on

Lucas Evangelista, que passou dos 100 jogos pelo Red Bull Bragantino, marcou um dos gols em Belo Horizonte (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)
Lucas Evangelista, que passou dos 100 jogos pelo Red Bull Bragantino, marcou um dos gols em Belo Horizonte (Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

O Bragantino manteve o bom momento no Campeonato Brasileiro e venceu o América-MG por 2 a 0, no Independência, pela 24ª rodada. Os gols foram de Jadsom (primeiro tempo) e Lucas Evangelista (último lance da etapa final), que colocaram o time na terceira posição do Campeonato Brasileiro, a dois do vice-líder Palmeiras e a oito do líder Botafogo. O Coelho perdeu pênalti nos acréscimos com Mastriani e segue em penúltimo.

O Bragantino segue em ótimo momento no Brasileiro. É a segunda vitória seguida do time, que alcança o quarto jogo sem derrota. A equipe também tem a terceira melhor campanha como visitante no Brasileiro. O América volta a perder (14ª derrota no Brasileiro), após três jogos e segue em penúltimo, a oito do Goiás, que ainda joga na rodada.

As duas equipes têm confrontos diretos nos próximos jogos. Na luta contra o rebaixamento, o América enfrenta o Vasco, na próxima segunda (26), no Independência, em jogo atrasado da 15ª rodada. O Bragantino só volta a atuar em 01º de outubro, quando encara o Palmeiras, no Nabi Abi Chedid, pelos primeiros lugares.

Partida que deu sono

Nem o talento de Everton Ribeiro, que vive má fase, resolveu para o Flamengo no jogo em Goiânia (Foto: Marcelo Cortes/CRF)
Nem o talento de Everton Ribeiro, que vive má fase, resolveu para o Flamengo no jogo em Goiânia (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Em jogo de poucas chances, Goiás e Flamengo empataram por 0 a 0, na quarta-feira (20), na Serrinha, pela 24ª rodada do Brasileirão. O resultado é ruim para as duas equipes. Com o placar, o Rubro-Negro chegou a 40 pontos e vai terminar a rodada fora do G-4, enquanto o Goiás ganhou uma posição, chegando ao 15º lugar, mas perdeu a chance de se distanciar do Z-4.

O Goiás enfrenta o Botafogo, no Nilton Santos, no próximo dia 2, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Flamengo terá a final da Copa do Brasil contra o São Paulo no próximo domingo (24), no Morumbi. Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro enfrenta o Bahia no dia 30, no Maracanã.

Após assinar pré-contrato em janeiro e chegar ao Flamengo em julho, o goleiro Rossi de 28 anos fez a sua primeira partida na noite da quarta-feira. Ele teve atuação tranquila, já que o Goiás só finalizou uma vez na direção do gol, em chute que foi defendido pelo argentino.

O técnico argentino protagonizou mais um momento de irritação durante a partida. Desta vez, Sampaoli chutou o microfone aos 9 minutos do segundo tempo. Na partida contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, o treinador arremessou o boné no chão, chutou garrafas de água e, por fim, chutou as grades do Maracanã.

Fortaleza derrota Tricolor no Morumbi

O colombiano James Rodriguez desperdiçou um pênalti, mas marcou seu primeiro gol com a camisa do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
O colombiano James Rodriguez desperdiçou um pênalti, mas marcou seu primeiro gol com a camisa do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

O Fortaleza contou com boa atuação de João Ricardo, ajuda da trave e eficiência no setor ofensivo para vencer o São Paulo por 2 a 1, na quarta-feira (20), no Morumbi, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Zé Welison e Lucero decidiram o confronto que mostrou mais uma vez o bom momento da equipe cearense na temporada – agora são cinco vitórias nos últimos seis jogos no torneio. James Rodríguez errou penalidade, mas diminuiu para os paulistas no segundo tempo. Com a cabeça na final da Copa do Brasil, o Tricolor usou time reserva e aumentou a sequência negativa no Brasileirão: agora são oito jogos sem vencer no torneio.

O São Paulo teve boa oportunidade para empatar o jogo no primeiro tempo, quando o placar ainda estava 1 a 0 a favor do Fortaleza. James Rodríguez assumiu a responsabilidade da cobrança de pênalti sofrido por Michel Araújo, mas João Ricardo fez a defesa. Na Sul-Americana, James já havia desperdiçado uma cobrança de pênalti, na eliminação contra a LDU, no Morumbi. Mas o colombiano marcou o primeiro gol dele pelo clube ao arriscar de fora da área no segundo tempo.

O São Paulo agora concentra atenções para o segundo confronto da final da Copa do Brasil: o jogo contra o Flamengo será no domingo (24), no Morumbi. Pelo Brasileirão, o Tricolor enfrenta na próxima rodada o Corinthians, no dia 30 de setembro, no Morumbi, mesmo dia que o Fortaleza recebe o Grêmio em casa. Pela Sul-Americana, o Fortaleza entra em campo no dia 26, em Itaquera, para o primeiro jogo da semifinal contra o Corinthians.

Flu vence Cruzeiro e mantém boa fase

Golaço de falta de Leo Fernández garantiu o triunfo do Flu no Maracanã (Foto: Marcelo Gonçalves e Mailson Santana/FFC)
Golaço de falta de Leo Fernández garantiu o triunfo do Flu no Maracanã (Foto: Marcelo Gonçalves e Mailson Santana/FFC)

Uma vitória tricolor para embalar a equipe rumo à semifinal da Conmebol Libertadores. Leo Fernández entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Fluminense em cima do Cruzeiro, pela 24ª rodada do Brasileirão. A equipe tricolor ameaçou mais, chegou a acertar o travessão e teve mais chances. Mas foi apenas com um chutaço do meia uruguaio que conseguiu abrir o placar e garantir o resultado no Maracanã.

Ainda temos cinco jogos para rolar pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Fluminense subiu duas posições e agora é o quarto colocado.

Já o Cruzeiro se manteve na 11ª colocação, com 29 pontos, e ainda pode ser ultrapassado por Inter, São Paulo e Corinthians, sendo que o São Paulo já atuou na rodada mas tem um jogo a menos.

O Tricolor carioca agora volta se concentra na Copa Libertadores da América. Na semana que vem, vai jogar em casa a primeira partida da semifinal contra o Internacional. No dia 30 de setembro, a equipe de Fernando Diniz vai a Mato Grosso para enfrentar o Cuiabá, enquanto o Cruzeiro jogará no dia 1º de outubro o clássico contra o América-MG, no Mineirão.


Inter Miami goleia o Toronto na MLS

Benjamin Cremaschi fechou a goleada do Inter Miami CF sobre o Toronto FC na MLS (Foto: Inter Miami CF)
Benjamin Cremaschi fechou a goleada do Inter Miami CF sobre o Toronto FC na MLS (Foto: Inter Miami CF)

O Inter Miami contava com a volta de Messi após duas partidas, mas levou sustos na quarta-feira (20), diante do Toronto FC na MLS. O craque argentino deixou o jogo aos 37 minutos do primeiro tempo aparentando problemas físicos, pouco depois de Jordi Alba também ser substituído. Mesmo com as baixas a uma semana da final da US Open Cup, o resultado foi positivo: goleada por 4 a 0, com gols de Facundo Farías, Taylor, duas vezes, e Cremaschi.

O time de Messi, 13º colocado na Conferência Leste, foi a 31 pontos após 28 partidas e está a cinco da zona de classificação. Os sete primeiros colocados avançam direto ao mata-mata, enquanto oitavo e nono disputam playoff prévio. O Toronto FC é o lanterna, com 22 pontos em 29 jogos.

O Inter Miami volta a campo no domingo (24), quando visita o Orlando City pela MLS. Na US Open Cup, a decisão é contra o Houston Dynamo e está marcada para a próxima quarta-feira (27).


Miami Dolphins tem bom início nas temporada 2023/2024

O running back Raheem Mostert teve uma atuação de gala no jogo do último domingo em Massachusetts (Foto: Miami Dolphins/Divulgação)
O running back Raheem Mostert teve uma atuação de gala no jogo do último domingo em Massachusetts (Foto: Miami Dolphins/Divulgação)

Depois da grande pontuação do primeiro jogo contra o Los Angeles Chargers, o ataque e a defesa do Miami Dolphins foram impetuosos e ajudaram a impulsionar o time à vitória por 24 a 17 no Gillette Stadium no Sunday Night Football, no domingo (17).

Os Dolphins estão 2 a 0 pela segunda temporada consecutiva sob o comando do técnico Mike McDaniel e pela 22ª vez no geral. É a primeira vez que Miami inicia temporadas consecutivas com duas vitórias desde 2001-02.

Com vitórias em Los Angeles na Semana 1 e Massachusetts na Semana 2, Miami venceu jogos fora de casa nas primeiras duas semanas da temporada pela primeira vez desde 2013. Essa também foi a última vez que os Dolphins venceram seus dois primeiros jogos longe de Miami em uma temporada, independentemente das semanas em que foram disputadas.

Miami já venceu cinco de suas últimas seis partidas contra os Patriots. A última vez que Miami venceu cinco dos seis encontros com o New England foi em 1999-2001.

Os Dolphins também estão 3-2 nas últimas cinco viagens ao Gillette Stadium. Antes disso, a equipe não vencia lá desde 2008.

O quarterback Tua Tagovailoa arremessou 249 jardas na vitória. Ele melhorou para 5-0 como titular contra os Patriots e se tornou apenas o terceiro quarterback da NFL a vencê-los cinco vezes na temporada regular desde 2000, juntando-se a Josh Allen (5-4) e Peyton Manning (5-10).

Noite monstruosa de Mostert

Os Patriots empataram com o menor número de touchdowns corridos permitidos (7) e mantiveram seus oponentes em apenas 4,1 jardas por corrida (T-4) na temporada passada. A corrida mais longa permitida em 2022 foi de 38 jardas.

No domingo (17) à noite, porém, o running back Raheem Mostert terminou com 18 corridas para 121 jardas (média de 6,7) e dois touchdowns. Foi o quinto jogo de corrida de 100 jardas da carreira de Mostert (incluindo playoffs) e o terceiro com os Dolphins.

Foi também a quinta vez desde 2020 que os Patriots permitiram que um jogador corresse 120 jardas em um jogo.

Mostert marcou dois touchdowns em um jogo pela primeira vez desde 19 de janeiro de 2020. Sua pontuação de 43 jardas faltando 8:45 para o fim do jogo foi a jogada mais longa permitida pelo New England Patriots desde 18 de dezembro de 2021 (em Indianápolis) e deu ao Miami uma vantagem de 24-10.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo