Imigração Local

ERO Boston prende fugitivo brasileiro procurado por estupro em Minas Gerais

Segundo as autoridades americanas, o brasileiro entrou ilegalmente nos Estados Unidos em 22 de julho de 2021, em Otay Mesa, Califórnia

Brasileiro preso em MA é procurado pela Justiça de Inhapim, Minas Gerais. Foto: ICE

O departamento de Operações de Execução e Remoção (ERO) de Boston prendeu um fugitivo brasileiro de 51 anos, presente ilegalmente nos EUA, e procurado pela Justiça do Brasil pelo estupro de uma pessoa vulnerável. Oficiais de deportação do ERO Boston prenderam o brasileiro no dia 6 de março em Framingham. A identidade do homem não foi revelada.

Segundo as autoridades americanas, o brasileiro entrou ilegalmente nos Estados Unidos em 22 de julho de 2021, em Otay Mesa, Califórnia. A Patrulha da Fronteira o prendeu e ele foi colocado em processo de deportação. Posteriormente, ele foi colocado em um programa de Alternativas à Detenção e agendado para uma audiência perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça (DOJ). Um tribunal criminal da cidade de Inhapim, município de Minas Gerais, busca a custódia do cidadão brasileiro desde 27 de julho de 2023, pelo crime de estupro de pessoa vulnerável — crime definido no Brasil como ter relações sexuais ou praticar outros atos obscenos com menor de 14 anos. O caso permanece pendente e acarreta pena de 20 anos de prisão no Brasil mediante condenação.

Em junho de 2022, o cidadão brasileiro foi preso e posteriormente processado em Framingham sob a acusação de agressão e intimidação de testemunhas, jurados e pessoas que forneceram informações relacionadas com processos criminais. Em julho de 2022, o cidadão brasileiro também foi acusado de múltiplas ameaças e violação de uma ordem de restrição ou prevenção de abusos. Essas cobranças permanecem pendentes localmente. No dia 4 de março, um juiz de imigração do DOJ emitiu uma ordem final de deportação do cidadão brasileiro à revelia.

Após tomarem conhecimento da presença do cidadão brasileiro em New England, os agentes de deportação do ERO Boston o localizaram e prenderam sem incidentes em Framingham. Ele permanecerá sob custódia do ICE até ser removido dos Estados Unidos. “A ERO Boston não aceitará a presença de criminosos sexuais presentes ilegalmente em nossas comunidades de New England”, disse o Diretor do Escritório de Campo da ERO Boston, Todd M. Lyons. “Estes indivíduos ameaçam a segurança dos nossos residentes e prosseguiremos agressivamente a nossa missão de apreender, prender e deportar quaisquer ameaças deste tipo dos nossos distritos”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo