Escritórios de imigração vão afastar milhares de funcionários por queda na arrecadação

USCIS solicitou verba ao governo federal, mas não obteve êxito; taxas de vistos e processos imigratórios podem ter reajuste

0
1770
Escritórios do USCIS estão passando por crise financeira (Foto Reprodução FoxNews)

Os escritórios do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) devem começar a afastar milhares de funcionários em julho por falta de verba para mantê-los.

O USCIS solicitou ao Congresso a aprovação de $1.2 bilhão para manter as operações, mas até o momento, não houve nenhum movimento para a aprovação desse recurso. Os escritórios ficaram fechados por mais de dois meses devido à crise do coronavírus e a arrecadação caiu drasticamente. O USCIS sobrevive financeiramente das taxas pagas pelos imigrantes.

“Sem a ajuda do Congresso, o USCIS vai ter que afastar muitos funcionários a partir de 20 de julho. Estamos trabalhando junto aos parlamentares para que essa verba seja aprovada”, disse um porta-voz da agência à Fox News.

A expectativa é que pelo menos 13 mil pessoas sejam afastadas e isso deve impactar diretamente no andamento dos processos imigratórios. Além disso, as taxas para solicitação de vistos e green cards podem ficar ainda mais caras.

Os escritórios foram reabertos no dia 4 de junho.