Local

Espécie de árvore mais perigosa do mundo é identificada no Everglades

Contato com a árvore pode provocar queimaduras, irritação, surgimento de bolhas e inchaço na pele e em alguns casos cegueira

Frutos da manchineel tree lembram maças verdes (foto: UF)

A manchineel tree é uma árvore tão perigosa que pode mandar uma pessoa para o hospital apenas  por ficar embaixo de seus galhos.

A árvore da espécie Hippomane mancinela é nativa da América Central e Caribe, podendo ser encontrada em algumas áreas da Flórida e nas Bahamas . A espécie que está ameaçada de extinção foi recentemente identificada no Everglades. 

Superficialmente, a planta parece inofensiva: verde e frondosa com frutos arredondados que foram “carinhosamente” apelidados de ‘maçãs da morte’.

Segundo a University of Florida, todas as partes desta árvores são venenosas. “Uma única gota da seiva da manchineel pode provocar queimaduras, irritação, surgimento de bolhas e inchaço na pele. A casca seca, se usada para fazer fogueira, libera uma fumaça tóxica que pode provocar cegueira”, diz um estudo da UF.

O Guinness World Records, que classificou a árvore como a mais perigosa do mundo em 2011, explicou que “mesmo ficar embaixo dela em dia de chuva é o suficiente para causar irritação e queimaduras na pela se a as gotas de chuva tocarem as folhas”. 

Tanto o exemplar encontrado na Flórida como todos os outros espalhados pelo mundo vêm com avisos para que as pessoas mantenham distância.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo