Estados Unidos

Estados Unidos finalizam a retirada de tropas do Afeganistão

Pela primeira vez desde 2001, não há tropas americanas no país

EUA-encerram-missão-de-retirada-de-tropas-americanas-do-Afeganistão-Foto-U.S.-Air-Force-photo-by-Master-Sgt.-Michael-OConnor.jpeg

O último avião com militares americanos deixou o Afeganistão nesta segunda-feira (30), anunciou o chefe do US Central Command, General Frank McKenzie, no Pentágono. A retirada de tropas do Afeganistão foi marcada por tragédias, caos e a retomada do poder pelos Talibãs naquele país.

“Estou aqui para anunciar a completa retirada de tropas do Afeganistão, o fim da missão militar de retirar os cidadãos americanos, aliados e outras pessoas vulneráveis. O último C-17 partiu do Hamid Karzai International Airport neste dia 30 de agosto”, disse o general. “Muitas situações de partir o coração nessa retirada”, lamentou.

Com a partida dos últimos voos do aeroporto internacional de Cabul, tem fim a mais longa ocupação da história americana, que teve início em 2001, depois dos atentados de 11 de setembro.

O presidente Joe Biden disse em um comunicado que a missão de retirada encerrou duas décadas de presença militar dos EUA no Afeganistão e fez uma homenagem aos 13 soldados mortos em um atentado terrorista no aeroporto de Cabul na semana passada.

“[A missão foi concluída] nas primeiras horas de 31 de agosto, horário de Cabul, e mais nenhum americano irá perder sua vida”, disse o presidente. O presidente afirmou que a comunidade internacional espera que o Talibã cumpra com o compromisso de permitir a saída daqueles que queiram deixar o país. (Com informações da CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo