Estados Unidos

“Estamos transferindo o poder de Washington de volta para o povo”, disse Trump em discurso de posse

Presidente é o 45º presidente dos Estados Unidos e tomou posse diante de uma multidão em Washington D.C.

Trump faz juramento em sua posse

O discurso de posse de Donald Trump, nesta sexta-feira (20) em Washington D.C., foi enfático, nacionalista e voltado para o povo americano na maior parte do tempo. Ele começou o discurso agradecendo Obama e Michelle. “Hoje é um dia histórico, pois estamos transferindo o poder de Washington e dando de volta às pessoas. Políticos prosperaram, mas os empregos acabaram e as fábricas fecharam. Todas as mudanças começam aqui e agora. Hoje é o seu dia, essa é sua celebração e este é o seu país. Hoje é o dia em que as pessoas se tornam os governantes desta nação novamente”, disse Trump.

Trump disse que as vitórias dos poderosos no passado não foram as vitórias do povo. “Havia pouco para ser celebrado pelas famílias pelo nosso país. Isso tudo muda, começando aqui e agora. Porque este momento é o momento de vocês, pertence a vocês”, discursou.

“O que realmente importa não é que partido controla o governo, mas se o governo é controlado pelo povo”, diz Trump. “Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos. Todos estão ouvindo vocês agora”.

O novo presidente afirmou que os EUA defenderam as fronteiras de outros países com seus militares, e se recusou a proteger as suas próprias, além de terem gasto bilhões de dólares no exterior, enquanto havia muitos problemas internos.

Em partes da fala, o novo presidente assumia um tom de campanha, dizendo que gerará empregos, construirá estradas e viadutos. “Quando a América está unida, nada pode pará-la!”, defendeu. Para encerrar, Trump repetiu o slogan de sua campanha, “Make America great again”. Em seguida, Trump assintou uma série de papeis e seguiu para o almoço de celebração da posse com diversas autoridades, incluindo, o casal Clinton.

Trump é o presidente mais velho na história a assumir a presidência do país e tomou posse erguendo a mão direita e colocando a esquerda sobre uma Bíblia usada por Abraham Lincoln, para repetir o juramento previsto na Constituição dos EUA. O juramento foi dirigido pelo presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts. Em seguida, Trump abraçou a esposa, Melania, e outros membros de sua família e logo após iniciou seu discurso de posse. (Com Agência Brasil e G1).

Multidão assiste a posse de Trump - Foto Mandel Ngan AFP
Multidão assiste a posse de Trump – Foto Mandel Ngan AFP
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo