Brasil Estados Unidos Geral

Estudantes do sexo feminino são as que mais procuram cursos de inglês nos EUA

Pesquisa foi baseada em inscrições para concurso que oferecia bolsa de estudos para brasileiros na Flórida; 260 se inscreveram

As brasileiras são a maioria entre os interessados em estudar inglês nos EUA. A pesquisa foi elaborada com base nos dados do primeiro concurso patrocinado pelo blog USAHelp4U e a escola de idiomas Lingua Language Center, de Fort Lauderdale, que oferecia uma bolsa de estudos na Flórida. Entre os 259 participantes, 55,9% eram mulheres (145 inscritas).  Sendo que dessas, 111 estavam cursando ou finalizaram algum curso superior. A idade dos participantes do concurso foi entre 14 e 62 anos, com média de 27 anos.

As inscrições para o concurso foram encerradas no último dia 13 de novembro, o nome do ganhador (a) será publicado no blog no dia 12 de dezembro.  O concurso era aberto apenas para brasileiros residentes no Brasil, porém, residentes na Europa, Estados Unidos e África manifestaram interesse na oportunidade. Essas inscrições não foram computadas.

A pesquisa mostrou ainda que dos 259 que participaram do concurso, 76 eram do estado de São Paulo, 36 de Minas Gerais, 27 do Rio de Janeiro, e o restante dos participantes eram de 18 estados e o Distrito Federal.

Os estados do Acre, Tocantins, Roraima, Amapá e Rio Grande do Norte não tiveram participantes.

Dos 259 participantes, 152 estão matriculados em algum curso superior e ou já terminaram. O concurso contou ainda com 14 participantes com mestrado.

O número de inscritos surpreendeu a organização do concurso. Eram esperados no máximo 100 pessoas.

Com o prêmio, o ganhador vai ter uma economia de, em média, $1100 dólares quando decidir viajar para os EUA. Um mês de estudos pode custar pelo menos $3 mil, entre aulas e moradia. Fica a cargo do ganhador as despesas com a viagem e a acomodação.

Todos os formulários foram analisados pelo conselho voluntário do blog, formado por professores e jornalistas no Brasil e nos EUA. Cada voluntário fez a análise apenas das respostas, não tendo acesso aos dados como idade, nome e escolaridade do participante.

Concurso
O concurso exigia a elaboração de uma resposta sobre a importância de aprender inglês. Entre as respostas mais frequentes estavam as exigências cada vez maiores no mercado de trabalho, no Brasil, do idioma inglês e as oportunidades que, falar o idioma, pode trazer durante viagens ao exterior e ao acesso a estudos ainda não traduzidos para o português.

“Eu preciso aprender inglês para ter mais oportunidades na minha carreira’’, disse uma estudante de 26 anos moradora no Espirito Santo. “Como eu não sei falar em inglês, parece que eu não faço parte do mundo’’, revelou um estudante de 26 anos, de Maceió.

Objetivo
Com essa estatística em mãos, a direção do blog planeja solicitar apoio de outras entidades em 2016 e oferecer bolsas anuais para estudos de inglês somente para brasileiros.

O ganhador do concurso tem até um ano para usufruir do prêmio. O IAC (Centro de Assistência ao Imigrante) vai oferecer assistência ao ganhador (a)  para o preenchimento do requerimento de visto de estudante, caso necessário.

Blog
O website www.usahelp4u.com foi criado em 2013 para concentrar em um só local as principais informações sobre estudos nos Estados Unidos. Todas as informações são oferecidas em português. O website mantém ainda uma lista de escolas de inglês para facilitar a busca por melhores preços e qualidade de ensino de língua inglesa nos Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo