Estados Unidos

Estudo mostra que estudantes americanos estão endividados

Segundo ONG, 20% dos americanos com mais de 50 anos ainda têm de quitar dívidas contraídas para custear ensino

Dívidas que alcançam os seis dígitos não são incomuns nos Estados Unidos
Dívidas que alcançam os seis dígitos não são incomuns nos Estados Unidos

Da Redação com BBC Brasil –  Dados oficiais indicam que a dívida estudantil dos americanos alcançou $ 1,3 trilhão neste ano – o equivalente a 70% do PIB brasileiro em 2015. Esse montante, segundo o Federal Reserve, o Banco Central Americano, é devido por 43,3 milhões de pessoas.

Dívidas que alcançam os seis dígitos não são incomuns nos Estados Unidos, país onde há poucas universidades gratuitas e cerca de 70% dos estudantes recorrem a empréstimos para custear o ensino superior, segundo o governo americano.

A ONG Student Debt Crisis (crise da dívida estudantil), que tenta reformar o sistema de financiamento estudantil nos EUA, compilou vários depoimentos de ex-alunos com dívidas na casa dos seis dígitos.

De acordo com matéria da BBC, uma advogada recém-formada e desempregada na Califórnia com dívida próxima a $400 mil se diz “ansiosa e deprimida” com a perspectiva de jamais conseguir quitar o valor.

Uma ex-estudante em Montana afirma que, por causa dos juros, o empréstimo de $30 mil que pegou para completar a faculdade em 1993 hoje alcança $ 300 mil, embora jamais tenha deixado de pagar parcelas.

Diretora da Student Debt Crisis, Natalia Abrams diz à BBC Brasil que algumas pessoas com grandes dívidas ficam devendo pelo resto da vida. Segundo ela, 20% dos americanos com mais de 50 anos têm dívidas estudantis.

Mas ela afirma que os mais vulneráveis não são necessariamente quem deve mais, e que um dos grupos mais afetados são devedores que não conseguem completar a faculdade. Muitos largam o curso para trabalhar e atender a alguma demanda mais urgente, como os custos de um tratamento médico ou de um filho recém-nascido.

Sem o título universitário, não conseguem pleitear maiores salários e deixam de pagar a dívida, ficando impedidos de pegar outros empréstimos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo