Manchete Notícias

EUA acumulam 1,27 milhão de processos imigratórios pendentes. Mais de 125 mil estão na Flórida

A paralisação parcial da Justiça devido à pandemia de covid-19 é apontada como uma das explicações para o alto volume de casos não concluídos

Texas é o estado com o maior número de casos paralisados, seguido por California, New York, e Flórida (foto: flickr)
Texas é o estado com o maior número de casos paralisados, seguido por California, New York, e Flórida (foto: flickr)

Um total de 1, 273 milhão de processos imigratórios estão pendentes nos EUA, de acordo com uma pesquisa feita pelo Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC).

O TRAC é um sistema da Syracuse University que reúne e analisa dados do governo sobre imigração. De acordo com o sistema, o Texas é o estado com o maior número de casos paralisados: 205.391 no total, em seguida vem California, New York, e Flórida em quarto com 125,292 casos.

A paralisação parcial da Justiça devido à pandemia de covid-19 é apontada como uma das explicações para o alto volume de casos não concluídos, mas não é a única.

“Os tribunais do Texas – San Antonio, Houston, Dallas, El Paso – foram, eu acho, insuficientes de pessoal ao longo dos anos”, disse ao jornal News for North Texas, Paul Zoltan, um advogado de imigração de Dallas.

De acordo com o TRAC, o maior acúmulo de processos na Flórida se concentra na corte de Miami, com 75,222 parados, mais da metade do total do estado.  A maioria dos casos, segundo a ferramenta, foram demandados por cidadãos da Guatemala (19.340 processos), seguidos por Honduras (11.783), Cuba (11.594), Venezuela (7.514). O Brasil figura em 10º com 1.821 casos pendentes em Miami.

Zoltan disse esperar que o presidente eleito, Joe Biden, reverta algumas medidas de imigração implementadas pelo governo Trump. Uma delas é conhecida como fechamento administrativo, ferramenta utilizada pelos juízes de imigração para encerrar processos, abrindo espaço para processos de maior prioridade.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo