Imigração Manchete

EUA e México intensificam negociações para conter fluxo migratório recorde

Para reduzir o número recorde de migrantes, a administração Biden procura que o México permita o retorno de mais imigrantes não mexicanos através da fronteira sul

Funcionários de ambos os governos dos Estados Unidos e do México revelaram que as discussões para conter o aumento recorde de migrantes estão se intensificando, com a administração Biden buscando o apoio crucial do México. Entretanto, as negociações não são unilaterais, pois o México apresenta uma lista ambiciosa de pedidos aos EUA.

Para reduzir o número recorde de migrantes, a administração Biden procura que o México permita o retorno de mais imigrantes não mexicanos através da fronteira sul dos EUA. Os EUA também buscam uma intensificação na fiscalização da fronteira sul do México com a Guatemala e mais deportações de migrantes detidos dentro do país. Em troca, o México busca mais ajuda financeira para policiar suas fronteiras e uma demonstração de boa fé dos EUA na abordagem às causas profundas da migração, incluindo investimentos em programas para países da América Central e do Sul.

Em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (5), o presidente mexicano, López Obrador, fez um apelo direto aos Estados Unidos, solicitando a aprovação de um plano que destinaria 20 bilhões de dólares aos países da América Latina e das Caraíbas. O presidente mexicano também propôs a suspensão do bloqueio dos EUA a Cuba, a remoção de todas as sanções contra a Venezuela e a concessão de direitos de permanência e trabalho legal para pelo menos 10 milhões de hispânicos que vivem em Cuba.

O governo Biden respondeu às demandas, indicando que algumas delas exigiriam ação do Congresso. Um alto funcionário do governo dos EUA afirmou à NBC News: “Compartilhamos a visão de que precisamos elevar a região.” Espera-se que as negociações prossigam em Washington ainda este mês, com o México desempenhando um papel significativo nas conversas.

As negociações entre os dois países continuarão, enquanto a administração Biden busca soluções para uma questão que se tornou uma prioridade crítica, impactando não apenas a política migratória, mas também outras áreas de cooperação bilateral.

*com informações da NBC News

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo