Manchete Notícias

EUA enviarão imigrantes de volta ao México para esperar por pedidos de asilo

Segundo o Departamento de Segurança dos EUA, imigrantes da Guatemala, Honduras e El Salvador terão que esperar fora dos EUA até que seu processo imigratório seja concluído

Secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen
Secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen

O Departamento de Homeland Security (DHS) anunciou na quinta-feira (20) que enviará imigrantes de volta para o sul da fronteira enquanto seus pedidos de asilo são processados.

Solicitantes de asilo da Guatemala, Honduras e El Salvador serão obrigados a aguardar pelo final do processo fora dos Estados Unidos. O “Migrant Protection Protocols” tem início imediato e vai ser aplicado aos poucos na fronteira. Eles serão readmitidos no País quando chegar o dia da audiência.

A política do “pega e solta” vai ser substituída pelo “pega e retorna”.

O governo do México disse que aceitaria alguns destes imigrantes por razões humanitárias, segundo o DHS.

“Estrangeiros tentando burlar o sistema para entrar em nosso país ilegalmente não conseguirão mais desaparecer nos Estados Unidos, onde muitos faltam às suas sessões no tribunal”, disse a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, em um comunicado. “Ao invés disso, eles esperarão pela decisão de uma corte de imigração enquanto estão no México”, finaliza Kirstjen Nielsen.

Em resposta, o Ministério de Relações Exteriores mexicano ressaltou que ainda tem o direito de aceitar ou rejeitar a entrada de estrangeiros em seu território.

“O governo do México decidiu adotar as seguintes ações para beneficiar os imigrantes, em particular menores desacompanhados e acompanhados, e proteger os direitos daqueles que querem iniciar um processo de asilo nos Estados Unidos”.

A chancelaria disse que as ações adotadas pelos governos mexicano e americano não constituem um esquema de “terceiro país seguro” no qual imigrantes teriam que solicitar asilo nos EUA enquanto no México.

Defensores dos imigrantes e especialistas em direitos humanos rapidamente denunciaram a mudança política dos EUA como ilegal e que viola os direitos dos refugiados.

Em 24 de novembro Trump tuitou que os imigrantes na fronteira EUA-México ficarão neste segundo país até seus pedidos de asilo serem aprovados individualmente nos tribunais dos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo