Estados Unidos Mundo Negócios

EUA, Japão e mais países do Pacífico fecham acordo comercial histórico

Ministros dos Estados Unidos, do Japão e de dez países da região do Pacífico fecharam na segunda-feira (5) um histórico acordo para reduzir barreiras comerciais e tarifárias e estabelecer regras comuns para um bloco de nações que representa 40% da economia global, informa a revista “Veja”.

Além dos EUA e do Japão, os países integrantes da chamada Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã.

Segundo o jornal “The New York Times”, o acordo, que ainda precisa ser votado pelo Congresso americano, prevê eliminar milhares de tarifas de importação, instituir padrões sobre propriedade intelectual das corporações, reprimir o tráfico de animais selvagens e abusos ambientais.

O acordo é considerado uma vitória para o presidente americano Barack Obama, que conta com o pacto para impulsionar o crescimento econômico, aproximando-se de países do Pacífico num momento em que a China – que não faz parte do bloco – enfrenta dificuldades financeiras e adota uma postura econômica e militar mais agressiva na região.

Em comunicado divulgado nesta segunda, o presidente americano afirmou que “esta parceria nivela o campo de jogo para nossos agricultores, pecuaristas e fabricantes, eliminando mais de 18.000 impostos que vários países impõem a nossos produtos”.

A TPP, se aprovada no Congresso norte-americano, marcará a efetiva expansão do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), lançado há duas décadas, ao incluir Japão, Austrália, Chile, Peru e vários países do Sudeste Asiático. O pacto vem sendo negociado desde 2008.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo