Imigração

EUA querem limitar permanência de estudantes, intercambistas e jornalistas estrangeiros

Proposta oficial acaba com validade atrelada à duração do curso e cria prazos fixos de até quatro anos.

Campus da Boston University, um dos pólos de estudantes internacionais nos EUA. Foto: Reprodução TV

O governo dos Estados Unidos publicou na quarta-feira (27) uma proposta de regulamentação que pode mudar significativamente as regras de vistos para estudantes internacionais (F), participantes de programas de intercâmbio cultural (J) e jornalistas estrangeiros (I).

Se aprovada, a medida vai restringir a duração da estadia desses grupos, que atualmente é válida enquanto dura o curso ou o emprego nos EUA. Pela nova proposta, estudantes e intercambistas teriam permanência máxima de até quatro anos, precisando solicitar extensão caso o programa seja mais longo ou haja mudança de curso ou nível escolar.

No caso dos jornalistas estrangeiros com visto I, a estadia seria limitada a 240 dias, com exceções específicas, como 90 dias para profissionais chineses.

Segundo dados do USCIS, em 2024 havia cerca de 1,6 milhão de estudantes internacionais com vistos F, além de 355 mil participantes de intercâmbio cultural e 13 mil jornalistas estrangeiros trabalhando nos Estados Unidos.

Além disso, quem solicitar a extensão vai ter que cumprir requisitos adicionais, como a coleta de dados biométricos, incluindo impressões digitais.

A proposta ficará aberta a comentários públicos por 30 dias antes de avançar para aprovação final. Especialistas alertam que a mudança pode criar novos obstáculos para estudantes, intercambistas e profissionais da imprensa, aumentando a burocracia e afetando universidades e programas culturais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo