Estados Unidos Geral

EUA suspendem pena de morte federal e ordenam revisão no sistema

Medida busca verificar o "impacto desproporcional” das execuções de pessoas negras. O presidente Joe Biden é o primeiro a se opor à pena capital no país

Maca de injeção letal (Foto: Wikimedia)
Maca de injeção letal (Foto: Wikimedia)

Os EUA ordenaram que todas as execuções de condenados à morte ordenadas pelo governo federal sejam temporariamente suspensas até que seja feita uma revisão no sistema.

O procurador-geral Merrick Garland falou que a medida é necessária para  verificar o “impacto desproporcional” e evitar “arbitrariedades” nas condenações de pessoas negras.

O U.S Justice Department não realizava nenhuma execução havia 17 anos até julho de 2020, quando a administração Trump retomou a prática em um ritmo sem precedentes, totalizando 13 execuções até a saída do republicano.

Em comunicado emitido na quinta-feira passada (1), Garland manifestou preocupações sobre o uso continuado da pena de morte em todo o país. “Essas preocupações importantes merecem um estudo cuidadoso e avaliação pelos legisladores”, disse.

Desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA em janeiro, nenhuma execução federal foi realizada. O democrata é o primeiro presidente a se opor à pena capital.

Durante a campanha, ele se comprometeu a colocar fim à punição na esfera federal e a incentivar os estados a seguirem os seus passos. No entanto, nenhuma ação nesse sentido tinha sido tomada até o momento.

A decisão do governo só vale para condenações em cortes federais e não impacta as sentenças estaduais.

Atualmente, 21 estados norte-americanos adotam a pena de morte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo