Imigração Notícias

EUA vão endurecer regras para turistas que não precisam de visto

Atualmente, 38 países, incluindo 23 da União Europeia, se beneficiam da isenção de visto para entrar nos Estados Unidos

Da Redação com Agências – A Casa Branca emitiu um comunicado na segunda-feira (30) afirmando que os Estados Unidos vão endurecer os procedimentos de segurança para a entrada no país de visitantes que não precisam de visto. A medida é em resposta aos recentes atentados de Paris, quando terroristas mataram 130 pessoas e deixaram mais de 300 feridas na noite de 13 de novembro.

Além disso, será verificado se os passageiros que chegam aos EUA sem necessidade de visto estiveram previamente em algum país considerado “refúgio de terroristas”. Atualmente, 38 países, incluindo 23 da União Europeia, se beneficiam da isenção de visto para entrar nos Estados Unidos.

Segundo o comunicado, agentes federais americanos também vão trabalhar com as autoridades dos países cujos cidadãos não precisam de vistos para coletar dados biométricos. Serão implementadas medidas de segurança em áreas onde acredita-se que jihadistas procedentes de zonas de guerra poderiam tentar viajar para os Estados Unidos.

No comunicado, a Casa Branca diz ainda que pediu ajuda ao Congresso, controlado pelos Republicanos, para financiar estas medidas de segurança.

“Se há medidas que podemos tomar para melhorar o fluxo de informação, isso será, evidentemente, um elemento importante para controlar melhor as pessoas”, disse o porta-voz da Casa Branca, John Earnest.

O secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson, pressionou o Congresso para que aprove o financiamento adicional para ampliar os controles de segurança nos aeroportos.

“Isso implica a mobilização de funcionários das alfândegas americanas nos aeroportos estrangeiros que tenham conexão direta com os Estados Unidos”, afirmou Johnson, detalhando que esse já é o caso de 15 aeroportos do exterior.

Cerca de 20 milhões de passageiros entraram sem visto nos Estados Unidos em 2013, segundo a Segurança Interna – o correspondente a pouco mais de um terço do total dos visitantes temporários.

A única formalidade que devem cumprir é completar um formulário biográfico online, o ESTA. O acordo é baseado no princípio de reciprocidade, o que significa que essas condições valem para a entrada dos americanos nos países incluídos na isenção do visto.

>>> AcheiUSA: O ponto de encontro dos brasileiros na América – Clique aqui para ver o vídeo

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo